Obra clássica que vale por um curso de Patrologia está em promoção

CONSEGUIMOS DIRETAMENTE COM os diretores da Editora Realeza (Obras Católicas) um pequeno desconto para todos os nossos leitores e assinantes para uma obra recomendadíssima e que serve como uma completa preparação os que desejam ingressar no estudo da Patrologia (que é diferente da Patrística*), por um valor que já é bastante justo. Estou falando o Curso de Patrologia do Padre Insuelas, edição fac-símile com 752 páginas de conteúdo riquíssimo e que eu indico vivamente. A obra já está com desconto no site, mas usando o link abaixo se obtém mais 5%, usando, na hora de fechar a compra, o cupom ofielcatolico:


    * Tradicionalmente, os estudos da Patrística se ocupam do pensamento teológico dos Padres da Igreja; já a Patrologia, disciplina relacionada, tem foco na pesquisa das vidas e dos escritos dos seus santos autores. Disponibilizamos abaixo o artigo da profª Teresa Pereira a respeito.

Patrologia e Patrística, âmbito e definições


Ainda que pareça tratar-se, segundo a opinião de alguns, de uma só e mesma área de estudo, a "Patrologia" e a "Teologia Patrística" possuem, no entanto, âmbitos bem determinados.

    A Instrução sobre o Estudo dos Padres da Igreja na Formação Sacerdotal (IEP), publicada em Roma pela Congregação para a Educação Católica (10 de Novembro de 1989), distingue uma e outra, muito embora não deixe de as relacionar intimamente.

    Assim, no nº 49, afirma que "a Patrística se ocupa do pensamento teológico dos Padres" e "a Patrologia tem por objeto a vida e os escritos dos mesmos". Deste modo, enquanto a primeira possui um caráter doutrinal e, portanto, teológico, a segunda se move mais no contexto da indagação histórica e da informação bibliográfica-literária. Tanto uma como outra se distinguem, por sua vez, da Literatura Cristã Antiga, que se ocupa apenas dos aspectos estilísticos e filológicos dos escritores cristãos da antiguidade.


Os Padres Apologistas


O termo "Patrologia" expressa, sobretudo, o estudo histórico e literário (vida e obra) dos escritores cristãos antigos, tratando-se assim de uma disciplina de caráter eminentemente histórico, cujas principais funções são:

    a) Dar a conhecer a vida e a formação dos Padres e outros escritores eclesiásticos, tendo em conta o contexto que originou a composição das suas obras;

    b) Estabelecer a lista dos seus escritos, distinguindo os verdadeiros dos falsos;

    c) Apreciar o caráter e a importância das suas obras;

    d) Expor seus aspectos doutrinais mais importantes.

    Denomina-se, além disso, de patrística a época dos Padres da Igreja, que culminou no século VI, no Ocidente, com Santo Isidoro de Sevilha (+ 636) [2] e, no Oriente, no século VIII, com São João Damasceno (+749).


______
Notas:
[1] Para um maior aprofundamento destas definições, Cf. L. PADOVESE, Op. Cit. 21-25; J. QUASTEN, Patrología I. Hasta el Concilio de Nicea (BAC, Madrid 1984) 1-6; A. di Berardino (dir.), Patrologia-Patristica, in Diccionario Patristico y de la antigüedad cristiana (DPAC) II (Verdad e imagen, Salamanca 1998) 1711-1712.

[2] Ainda que alguns autores queiram determinar o fim da época patrística no Ocidente com S. Beda Venerável (+ 735), não parece ser, pois, uma opinião unânime…

Fonte: PEREIRA, Teresa. Patrologia e Patrística: Âmbito e definições. Ecclesia Brasil, acesso em:
13/11/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir