Trabalhar demais é pecado?


OS DIAS DOS NOSSOS TEMPOS parecem voar; reuniões de trabalho, lanche rápido, projetos, redes sociais, mensagens, e-mails, supermercado, compromissos, reunião, estímulos digitais sem fim...


E, ao fim, desmaiar no sofá. Dias que passam tão mais rápido do que passavam os doces e lentos dias dos nossos avós, e até os dos nossos pais, que a nossa memória vai ficando comprometida. Agora é difícil lembrar do que vivemos ontem, do que almoçamos, do que dissemos, do que planejamos para o futuro... da felicidade que sonhamos para nossas vidas.

São dias mal vividos, em que vamos deixando o mais importante para depois, por falta de tempo, e falta tempo para viver o aqui e agora.

"Não vos preocupeis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo" (Mt 6,34), disse Nosso Senhor, e quase podemos ler nas entrelinhas: "Vivam o hoje, o agora, vivam um dia de cada vez".

Hoje, brigamos com o tempo e queremos esticá-lo; gostaríamos que o dia tivesse 48 horas, ou pelo menos gostaríamos de não precisar dormir, o que, aliás, nos parece uma grande perda de tempo, quando há tanto para fazer e tão pouco tempo para dar conta de todas as nossas obrigações, deveres, responsabilidades. Mas os poucos minutos livres que nos sobram, quantas vezes, sem perceber, desperdiçamos vasculhando o Facebook ou o Instagram.

Quantas vezes decidimos, por dentro, que faríamos melhor no dia seguinte, mas... Quando o novo sol dá as caras, encontra-nos repetindo os mesmos velhos hábitos viciosos. Eu sei que muitos de nós estão vivendo como que "no piloto automático", correndo e pulando de uma tarefa "urgente" para outra, não permitindo a si mesmos o necessário tempo de contemplação, meditação e oração. 

Parafraseando a poetisa Mary Oliver, queremos deixar uma simples pergunta: "Diga-me", leitor, "o que é que você pretende fazer com a sua preciosa vida"?

Se a Igreja aponta a preguiça como um dos sete pecados capitais – caracterizado pela inatividade e pela falta com o esmero, com o empenho, típico das pessoas negligentes, desleixadas e lentas (por má vontade) no cumprimento das suas obrigações, por outro lado o exagero também pode se configurar em grave pecado, na medida em que por causa dele abdicamos dos sagrados deveres – para com a Religião e também para com a família.

Sim, é importante e é uma obrigação descansar. Deus em Pessoa determinou que os homens trabalhassem por seis dias e descansassem no sétimo (Ex 20,9-10), e também aprovou feriados para que o louvássemos e recuperássemos as nossas forças, de corpo e de alma. Tão importante é o descanso que no Terceiro Mandamento do Decálogo, sobre o descanso do sábado, este é igualmente destinado também aos estrangeiros e até aos escravos (CIC §2057).

Ao mesmo tempo em que a preguiça é pecado, o seu oposto – a obsessão pelo trabalho – é pecaminosa também. Gostar do trabalho é uma grande benção e um sinal de nobreza do homem, mas não se pode ignorar que a vida nos acena com outros propósitos.

E você, caro leitor? Tem trabalhado para viver ou está vivendo só para trabalhar?

** Inscreva-se para o Curso de Teologia FLSP **

3 comentários:

  1. Terceiro Mandamento do Decálogo, sobre o descanso do sábado, este é igualmente destinado também aos estrangeiros e até aos escravos (CIC §2057).Leia êxodo 20 versículo 8.O descanso do sábado e o 4 mandamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecemos bem a Bíblia, Maria (lindo nome!). O Senhor Jesus aboliu a observância do sábado após cumprir o anúncio dos Profetas, morrendo na Cruz e ressuscitando no primeiro dia da semana: o Domingo. Tal fato é citado muitas vezes e com clareza na Bíblia, e também na documentação histórica que nos chega sobre os usos e costumes da Igreja primitiva.
      Por favor, peço que leia o estudo abaixo, onde esclarecemos com detalhes essa questão:

      Cristãos devem guardar o sábado ou o domingo? Um estudo integral

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
      Frat. Laical S. Próspero

      Excluir
    2. “Que ninguém vos critique por questões de comida ou bebida, pelas festas, luas novas OU SÁBADOS. Tudo isso nada mais é que uma sombra do que haveria de vir, pois a realidade é Cristo”
      (Cl 2,16-17)

      Frat. Laical S. Próspero

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir