Entendendo o Tempo do Advento na Liturgia tradicional da Igreja


Por Lorenzo Lazzarotto

O TEMPO DO ADVENTO começou e você nem percebeu? Você se sente perdido e não sabe o que meditar nessa época tão especial?

    Se você aproveitar bem o Advento, certamente crescerá na virtude e terá um Natal abençoadíssimo! Se ignora-lo, vai perder um dos ciclos litúrgicos mais favoráveis à Santificação!

    Hoje eu vou explicar o significado do Advento, quais as melhores reflexões para esse tempo, e qual o conteúdo da Liturgia de cada um dos 4 Domingos do Advento!

    Tudo conforme o Missal Tridentino! Mas mesmo que você não tenha acesso a esse Rito, as leituras o ajudarão a se preparar para um Santo Natal!

    Descubra já porque o Advento é como uma noite na Liturgia!

Um comentário:

  1. REJUBILEMOS E ALEGREMO-NOS COM A VINDA DO DEUS-MENINO NESTE SANTO NATAL!
    Todo o Ano Litúrgico principia-se com o Tempo do Advento, uma singular ocasião de preparação para a Festa do Santo Natal do Menino-Deus Jesus, sendo que esse foi o maior fato ímpar sucedido em toda a história da humanidade, porque o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós!
    Resignou-Se a assumir a nossa simples humanidade, sem deixar de ser o Senhor Deus e o Santo Natal de Jesus necessita ser festivamente, com muito júbilo ser preparado e celebrado a cada ano, sendo quatro semanas de preparação e, durante esse período, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e virá no final dos tempos, dessa vez como Justo Juiz dos vivos e dos mortos, os quais serão ressuscitados, quer para o Céu ou para a eterna danação.
    Eis pois aí o tempo de preparação e de alegre espera do Senhor, considerada sob diversos parâmetros. recordando por primeiro lugar a expectativa do Antigo Testamento pelo vindouro Messias que nos visitaria e traria a salvação, a começar para os judeus, do qual lhes relatavam os profetas, com Isaías, agradecendo a Deus o dom inefável da salvação que se realizou na vinda do venturo divino Redentor.
    Agora, a vinda do Salvador deve compulsoriamente para os católicos assumidos atualizarem-se no coração de todos os homens tal expectativa de sua futura gloriosa aparição também, enquanto a história se encaminha para a Parusia, ou seja, a vinda gloriosa do Senhor. É nessa perspectiva, que devem ser escutadas e apreendidas as leituras correlacionadas com o Advento. “Vinde, o Divino Salvador está próximo, caminhemos à luz do Senhor!”.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir