Francisco agora quer "canonizar" novos "santos"... protestantes!



"SÃO LUTERO, TESTEMUNHA do Evangelho": Imagine entrar em uma Igreja Católica e se deparar com uma imagem dessas! Parece uma piada de mau gosto ou uma loucura, mas o Papa Francisco deseja promover ''santos'' não católicos como "testemunhas da fé" a partir de 2025.

    Foi para isso que ele recriou a 'Comissão para as Testemunhas da Fé', que organizou uma homenagem ecumênica para figuras do mundo cristão não-católico(!) no Jubileu do ano 2000. Mas o fez com uma diferença gigantesca: em 2000, essa Comissão fez a referida homenagem e deixou de existir. Francisco agora determinou que ela deve ser uma instituição permanente na Igreja.

    A liderança repousa sob o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. Entrevistado, ele insinuou que a figura das tais "testemunhas da fé" veio para ficar, e já deu um "spoiler" de uma delas: o Pastor Luterano Dietrich Bonhoeffer, morto pelos nacional-socialistas em 1945.

    O Cardeal disse que Bonhoeffer não pode ser chamado de mártir por não ter sido católico, mas em seguida disse que "a santidade nem sempre é visível aos olhos de todos"...

    Em outra entrevista, Semeraro, a maior autoridade da Igreja moderna no que diz respeito às canonizações, fundamenta suas posições na obra 'O Senhor' do herege radicalmente modernista Romano Guardini, que tentou argumentar no sentido de que o conceito de santidade foi mudando ao longo da história da Igreja e que, logo, deveria mudar também hoje, sob o falso pretexto – sempre repetido pelos hereges –, de um ''retorno às origens" da Igreja.

    Tendo em vista que o Vaticano anunciou o início do processo de beatificação de um ímpio e apóstata  como Dom Helder Câmara, bispo comunista autoproclamado "Arcebispo Vermelho", a figura do Pastor Dietrich parece mais próxima do catolicismo que a dele... Até onde isso irá?

    É preciso ter em mente que, sempre tidas como infalíveis, as canonizações hoje não são feitas com o mesmo rigor, processo e legitimidade de outrora. A partir das reformas com o ''novo'' Código de Direito Canônico dos anos 1980, que segue o "espírito do Vaticano II", o conceito de Santidade que pauta as novas ''canonizações'' tornou-se vago, humanista, naturalista e filantrópico. 

    Dentro desse conceito, os novos "santos" da nova Igreja se encaixam validamente. Mas esse conceito é alheio à Tradição e aos ensinamentos de todos os papas, santos e canonistas de outrora. Basta o mais elementar senso católico para que um fiel se sinta ofendido com a menção de ''Santo'' atribuída a figuras como Paulo VI ou João XXIII. "Santos" aos critérios do mundo e da "igreja conciliar", essa "igreja moderna", sim. Segundo o verdadeiro Catolicismo, jamais!




Índice do vídeo

00:00 "São Lutero" em breve?

00:46 A parceria Papa Francisco & Cardeal Marcello Semeraro

02:52 As 'Testemunhas da Fé'. Exemplo: Pastor Dietrich Bonhoeffer.

04:11 A grande influência deste Cardeal: o herege Romano Guardini.

07:22 A veneração dos Santos na Igreja primitiva.

09:16 A banalização da ''Santidade''.

11:02 A Santidade em sentido AMPLO e sentido ESTRITO.

12:47 Tentativas de DESTRUIR a Santidade. 1º A cassação dos Santos.

13:31 2º A deformação da figura dos Santos.

14:57 3º A Fábrica dos Santos.

17:21 A mudança no conceito do que é a Santidade.

19:03 Canonizações vazias e grotescas.
20:54 E Lutero?


Um comentário:

  1. Vocês ainda tem a coragem de chamar esse homem herege público e escandaloso de Papa?

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir