O "vaticanismo", por Evandro Pontes: reformas & revoluções

TRAZEMOS A INTERESSANTE conferência em forma de podcast do prof. Evandro Pontes sobre a crise da Igreja e temas relacionados, na qual apresenta sua tese que denominou "vaticanista".




Índice do vídeo

00:00:00 - Introdução - 00:02:50
00:05:48 - Sumário - 00:08:00
00:08:00 - Explanação inicial - 00:29:59
00:29:59 - Origens - Como se explicam essas coisas? - 01:16:28
01:16:28 - Origens - Há impacto disso para o Brasil? - 01:38:51
01:38:51 - Interlúdio - 01:53:43
01:53:43 - Reinado de Deus e Reinado dos Homens - 02:02:12
02:02:12 - Origens - Reforma Anglicana - 02:30:27
02:30:27 - Origens - A Heresia Galicana - 02:58:13
02:58:13 - Origens - Revoluções

2 comentários:

  1. Concorda com ele, Henrique?

    PP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero interessante, como disse, a pesquisa aprofundada e o trabalho de investigação sobre as origens da apostasia generalizada que amargamos hoje. Além disso, tem fundamento essa tese do que ele chama "vaticanismo", colocando a criação do Estado do Vaticano na origem da traição à Fé que presenciamos da parte dos últimos papas. Mas discordo veementemente dessa separação forçada que o prof. Pontes defende entre o "papa Vigário de Cristo" e o "papa chefe de Estado", como se fossem duas pessoas diferentes, duas entidades separadas dividindo o posto de líder máximo da Igreja Católica. Para mim, essa ideia é absurda.

      Mais ainda, o maior problema não está em ver o papa apertando a mão de corruptos notórios ou incentivando militantes abortistas, enquanto pune padres e bispos fiéis e piedosos: o mal maior está nas grossas heresias proferidas e ensinadas pelo papa – com contumácia – a toda a Igreja a partir da Cátedra de São Pedro. O mal maior está na nova doutrina dessa nova igreja que não só é diferente, mas também é radicalmente oposta a tudo aquilo que a Igreja Católica ensinou desde a sua fundação, isto é, desde Cristo e os Apóstolos. Exemplos, para quem sempre me pede: pregar que evangelizar para converter as almas (e salvá-las para Cristo) é "proselitismo" e "pecado contra o ecumenismo"; ensinar que a "diversidade de religiões é da vontade de Deus"; que a fraternidade universal é mais importante do que aderir a Verdade do Evangelho; que basta ter fé para receber a Eucaristia; etc, etc, etc.

      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir