"Para que serve a JMJ?" Jovem católico responde a bispo supostamente preocupado em acolher os jovens...

Por Lorenzo Lazzarotto

"Nós não queremos converter os jovens a Cristo": com essas palavras, saídas da boca não só de um bispo, mas do organizador da Jornada Mundial da Juventude 2023, assustaram o mundo católico e levaram fiéis a se perguntar: "Por que homens assim estão no clero?".


    Com efeito, as palavras de Dom Américo Aguiar não são frases de uma "voz única" que constitui exceção entre as fileiras eclesiásticas. A recente nomeação deste prelado como Cardeal da Igreja pelo Papa Francisco – que também elevou Dom Fernandez 'Tucho', o "arcebispo beijoqueiro", à púrpura cardinalícia, mostram que tais homens de fato seguem o caminho apontado pelo próprio Francisco.


    Mas se a JMJ não é um evento para jovens exclusivamente católicos – como Dom Aguiar fez questão de frisar – e ao mesmo tempo NÃO quer, absolutamente, converter os jovens a Cristo ou à sua Igreja, para que existe então essa jornada? Dom Aguiar responde: ''Nós queremos que seja normal que o jovem cristão católico diga e testemunhe o que é; que o jovem muçulmano, judeu ou de outra religião também não tenha problemas em dizer que o é, e o testemunhar''(?). E prossegue: ''Aquele jovem que não confessa religião nenhuma se sinta à vontade e não se sinta estranho porque é assim ou de outra maneira, e que todos entendamos que a diferença é uma riqueza".


    Podemos mesmo chamar esse bispo de bispo? Ou pelo menos de católico? Não será mais acertado afirmar que ele tem outra religião? Mas qual religião é essa, e em que consiste? Confira abaixo o "react" de um jovem católico respondendo a Dom Aguiar:





Índice do vídeo

00:00 Para que serve a JMJ?

01:57 Dom Aguiar e a JMJ 2023

03:02 O mais crasso relativismo.

06:43 O que significa "diversidade"?

09:28 "Nós não queremos converter os jovens a Cristo".

11:27 Uma falta à (legítima) caridade.

13:53 Dom Aguiar, qual a sua religião?

17:28 O que Dom Aguiar espera como legado da JMJ.

20:33 Um jovem fala a Dom Aguiar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir