26/10/2023 | Bispo Schneider publica um novo catecismo em defesa da integridade da Doutrina católica


Do LifeSiteNews – Catecismo recentemente publicado pelo Bispo Athanasius Schneider surge em resposta aos "perplexos com a confusão doutrinal generalizada na Igreja dos nossos dias".

NUM TEXTO ACLAMADO como "um instrumento importante na obra missionária essencial da evangelização e da apologética"[1], D. Athanasius Schneider publicou um extenso catecismo que aborda numerosas questões da sociedade moderna e responde a muitos dos ataques atuais ao catolicismo e à moral.

    "Credo, Compêndio da fé católica" é o título da obra compilada pelo Bispo Auxiliar de Astana e lançado ao público pela editora do Sophia Institute. Dom Schneider lançou oficialmente o livro num evento realizado em Roma, bem próximo à Praça de S. Pedro, no dia 26 de outubro.

    Formulado no estilo tradicional de perguntas e respostas, o livro aborda os aspectos mais essenciais e necessários para os católicos numa sociedade que, sob o comando de Francisco e seus bispos, vem abandonando progressivamente a moral  católica de sempre. 

    Schneider aborda os artigos do Credo, a moral, as virtudes e as questões sobre o pecado, além dos Dez Mandamentos e os Mandamentos da Igreja, os Sacramentos e o Culto divino; inclui ainda um útil apêndice de credos, orações, pormenores sobre os ritos da missa tradicional, bem como um índice de erros relativos à Fé.

    Mas enquanto a formulação do conteúdo do livro parecerá familiar aos leitores dos catecismos mais tradicionais da Igreja – como o Catecismo Romano e o de São Pio X – o texto de Schneider está bem equipado com perguntas e respostas relevantes para as questões da sociedade moderna, e segundo Michael Haynes[1] foi escrito de forma clara e precisa sobre uma variedade de tópicos que anteriormente ficaram sem resposta ou foram abordados apenas superficialmente em catecismos tão fiáveis de décadas anteriores, incluindo a utilização das redes sociais, questões sobre tecnologia, a teoria da evolução, o problema da guerra justa e da pena de morte, a ideologia de género, a modéstia católica, o aborto, as várias religiões  o primado do catolicismo, a liberdade religiosa,  os escândalos na Igreja Católica, a infalibilidade do Papa, o magistério e o erro, pornografia e educação sexual, comunismo, maçonaria, globalismo, trans-humanismo, o movimento carismático, etc.

    
    Na ocasião do lançamento, Dom Schneider declarou o seguinte: 

Ofereço este trabalho com o objetivo de que o Bispo de Roma, o Padre Geral, seja um guia para os fiéis, fortalecendo-os na sua fé e servindo de guia para o ensinamento imutável da Igreja. Consciente do dever episcopal de ser um 'nutridor da fé católica e apostólica, como se afirma no Cânone da Missa, desejo também dar testemunho público da continuidade e integridade da Doutrina católica e apostólica.

    Entre os que teceram elogios ao livro encontram-se prelados e académicos católicos notáveis, incluindo o Cardeal Robert Sarah, antigo prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, o Bispo de Tyler, Joseph Strickland, e o Dr. Scott Hahn. 

    Parece uma boa notícia e confiamos que o Catecismo de Athanasius Schneider contenha realmente os fundamentos da Fé católica corretamente explicados. Mas há pontos que não fecham nessa situação e não podemos deixar de considerar, ao mesmo tempo, que esta é mais um reflexo e um claríssimo sinal da loucura total dos dias em que vivemos, quando um bispo precisa se levantar para o básico da Fé cristã aos fiéis, reafirmando a Doutrina de sempre, enquanto que o papa e a grande maioria dos outros bispos segue em direção contrária, ensinando um evangelho totalmente novo a toda a Igreja. Para obter mais reflexões a respeito, acesse nossos conteúdos exclusivos em: www.OFielCatólico.com

______
[1] HAYNES, Michael. Bishop Schneider publishes new catechism to defend 'integrity of Catholic and apostolic doctrine, para o LifeSiteNews, disp. em:
https://www.lifesitenews.com/pt/analysis/bishop-schneider-publishes-new-catechism-to-defend-integrity-of-catholic-and-apostolic-doctrine/
Acesso 27/10/2023

| Você que não veio ainda para a nossa plataforma de conteúdos restritos, assine agora por um valor simbólico e tenha acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais a nossa Formação Teológica Integral e Permanente (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística), mais materiais exclusivos e atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, acesse www.ofielcatolico.com (sem o 'br'). |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir