“Sobre a deposição do papa”, de João de Santo Tomás

O MOSTEIRO DA SANTA CRUZ disponibilizou em documento para download (PDF) o texto de João de Santo Tomás sobre a deposição de um papa, com suas considerações bem fundamentadas sobre o que a causaria, como isso se daria e por qual autoridade se poderia fazê-lo. O texto completo (extraído de Le Sel de la terre 90, p. 112 a 134, 2014) pode ser acessado neste link.


    Aqui, compartilho um resumo (tão resumido quanto possível) comentado desse documento, por três razões: 1) porque vejo que isso é coisa sumamente necessária nestes nossos tempos de confusão; o tema é complexo, espinhoso e amplo, razão pela qual se torna restrito à compreensão de poucos. Assim, resumir para chegar ao que realmente importa nessas considerações é mais do que útil; 2) é da minha vocação tentar simplificar as coisas difíceis e tentar torná-las palatáveis aos mais simples. É o que tento fazer com este meu apostolado há 15 anos; 3) o texto em questão já contém em si, de forma condensada, o principal que há para se saber a respeito. Um resumo do resumo é o que precisamos para realmente entender a coisa toda. Vamos lá...

Um comentário:

  1. Assino o teu novo site com muito gosto, professor, vale muito a pena!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir