Nossa Senhora da Conceição Aparecida – antes de 'dia das crianças', 12 de outubro é dia de Nossa Senhora


NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO Aparecida é o título completo que a Igreja dedicou a esta especial devoção brasileira à Santíssima Vigem Maria. “Nossa Senhora Aparecida” é a diletíssima Padroeira do Brasil.


Por que 'Aparecida'?

No Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida, como também no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, constam os registros históricos da origem da imagem de Nossa Senhora cunhada "Aparecida". A história foi registrada pelo Pe. José Alves Vilela no ano 1743, e confirmada pelo Pe. João de Morais e Aguiar em 1757.

    Em meados de 1717, por ocasião da passagem de D. Pedro de Almeida e Portugal, Conde de Assumar e governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, pela povoação de Guaratinguetá a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto, MG). Os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram convocados a providenciar um bom pescado para recepcionar o Conde, e partiram a lançar suas redes no rio Paraíba do Sul.

    No dia 12 de outubro. lá foram eles. Tentaram muitas vezes, sem conseguir nenhum peixe sequer. Já sem esperança, João Alves lançou uma vez mais sua rede às águas e, ao recolhê-la, percebeu algo insólito: junto à rede viera uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça. Guardaram-na e tornaram a lançar as redes, numa nova tentativa de apanhar peixes, mas o que ocorreu a seguir foi ainda mais extraordinário: a rede retornou com a cabeça da imagem! Envolveram então o achado num lenço e o guardaram, junto com a outra parte da peça sacra. Logo depois disso, a pesca se tornou abundante: os humildes pescadores retornaram com o barco abarrotado de peixes.

    Foi esse o início de tudo. Durante os quinze anos seguintes, a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo entre o povo da região, e muitas graças eram alcançadas pelos que rezavam diante da imagem. A fama da intercessão de Nossa Senhora através da devoção à imagem aparecida das águas foi se espalhando pelas redondezas e ganhando outros municípios.

    Em diversas ocasiões, as pessoas que à noite faziam fila diante dela para rezar testemunharam que as luzes se apagavam e depois reacendiam, sem intervenção humana. A curiosidade e a devoção popular cresceram, e proporcionalmente aumentou o fluxo dos visitantes, tanto que a família construiu para a imagem um oratório no Porto de Itaguaçu.

    Aquele oratório também logo se tornou pequeno, e por volta de 1734 o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, com a ajuda do filho do pescador Filipe Pedroso. Essa capela foi aberta à visitação no ano 1745. Em 20 de abril de 1822, em viagem pelo Vale do Paraíba, o príncipe regente do Brasil, Dom Pedro I, fez questão de visitar a capela e a imagem de Nossa Senhora aparecida das águas.

    Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior, que pudesse acomodar os fiéis que não paravam de aumentar: esta foi solenemente inaugurada e benzida em dezembro do ano 1888. Essa igreja é a atual "Basílica Velha" de Aparecida.


Origem do manto e da coroa

Em 8 de dezembro de 1868, a Princesa Isabel visitou a Basílica, e ali fez uma promessa a Nossa Senhora: aos 6 de novembro de 1888, ela retornou e ofertou à imagem, em reconhecimento pela graça alcançada, uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, e um manto azul anil ricamente adornado.

    Aos 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa e ornamentada com o manto bordado em ouro e pedrarias, símbolos de realeza e patronato. A celebração solene foi dirigida por Dom José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, diversos bispos, o então Presidente da República Rodrigues Alves e muito povo. Depois da coroação, o Papa concedeu ao Santuário de Aparecida mais dois outros favores: Ofício e Missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.


Fotografia rara mostra como era a imagem surgida das águas
(antes do atentado de 1978) [clique sobre a imagem para ampliar]


A mesma imagem após a restauração, bastante modificada [clique sobre a imagem para ampliar]


Reprodução mostra com precisão como seria originalmente
a imagem, antes de ter sido perdida nas águas e da
permanência no fundo do rio

Em 1928, a vila que se formara ao redor da igreja, já bastante desenvolvida, tornou-se o Município de Aparecida, nome dado em homenagem à imagem aparecida das águas, responsável direta pela criação da cidade, que é popularmente chamada "Aparecida do Norte", em razão da construção da Estrada de Ferro do Norte – depois Estrada de Ferro Central do Brasil – na segunda metade do século XIX.

    Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil aos 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. Pela Lei nº 6.802 (30/6/1980), foi decretado feriado o dia 12 de outubro, dedicado à devoção à Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus, sob a invocação de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida. Também através desta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.

    No ano 1967, ao completarem-se os 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”1. O Papa Bento XVI repetiu este mesmo gesto oferecendo outra Rosa em 2007, em sua viagem apostólica ao Brasil, reconhecendo o valor desta santa e piedosa devoção.


Sobre a imagem

A imagem aparecida das águas do Paraíba em 1717 é feita de terracota, atualmente tem cor de canela e mede 40 cm de altura. Consta da documentação histórica que era um pouco mais clara antes da restauração, e certamente foi produzida como uma imagem clássica de Nossa Senhora da Conceição segundo o imaginário artístico sacro português, pintada em cores e com detalhes revestidos de dourado. É de estilo seiscentista. Especialistas concluem que, devido à permanência no fundo do rio, a pintura tenha se perdido, algo que, ao invés de descaracterizá-la, acabou por lhe dotar de uma beleza bastante própria. Segundo pesquisas, a argila utilizada na confecção da imagem é da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo.

    No ano de 1978, a imagem sofreu um terrível atentado, tendo sido quebrada e esfacelada em quase duzentas partes. Foi este o motivo da total restauração, feita no Museu de Arte de São Paulo (MASP) pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni, que, segundo depoimento da própria, neste processo experimentou um processo de profunda restauração de sua própria fé, que ela não sabe explicar: “Eu sou uma pessoa antes e outra depois do restauro. Já disse várias vezes e repito: restaurei sua pequena imagem de terracota. Em retribuição, ela restaurou minha vida” (saiba mais).


Alguns dos primeiros milagres

Velas – Por volta de 1733, estando a noite serena e sem brisa alguma, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha quis reacendê-las, mas não pôde, pois, antes que se aproximasse, elas reacenderam “sozinhas”. Este é o primeiro milagre conhecido envolvendo a imagem de Nossa Senhora Aparecida.2

Quebrando grilhões – No ano 1850 o escravo Zacarias, acorrentado, passando pela igreja da imagem aparecida pediu ao feitor permissão para rezar. Autorizado, rezou fervorosamente diante da imagem. Durante a oração, as correntes soltaram-se de seus pulsos, libertando-o.2

A menina cega de nascença de Jaboticabal – Por ser muito devotos de Nossa Senhora Aparecida, os membros da família Vaz de Jaboticabal - Sp, rezavam e falavam muito sobre os acontecimentos referente à Nossa Senhora Aparecida. O casal desta família tinha uma menina que era cega de nascença e que sempre ouvia atentamente ao que falavam. A menina tinha uma vontade muito grande de ir até a Igreja. Naqueles tempos, onde tudo ainda era sertão, ficava muito difícil de se chegar até lá. Mas com muita dificuldade, fé e perseverança,mãe e filha da família Vaz de Jaboticabal - SP, chegaram às escadarias da Igreja, quando surpreendentemente a menina cega de nascença exclamou: "Mãe, como é linda esta Igreja!". Daquele momento em diante a menina que era cega de nascença passa a enxergar normalmente.2

    No correr dos anos, muitíssimos milagres e graças ocorreram e continuam ocorrendo ainda hoje por meio da devoção à Nossa Senhora sob o título "Aparecida", como facilmente verifica aquele que visita a sala dos milagres na Basílica Nova de Aparecida.

    Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, roga a Deus por nós e ajuda-nos a lembrar que este 12 de outubro não é apenas um dia para presentearmos as nossas crianças, mas também e principalmente para te amar e honrar de modo especial!


Uma nota final – um aviso aos fiéis católicos e pesquisadores

Clique sobre a imagem para ampliar

O livro “Aparecida, a biografia da Santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil”, do jornalista Rodrigo Alvarez, lançado em 2014 (ed. Globo) e que foi amplamente divulgado e promovido em ambientes católicos, apesar de conter em boa quantidade informações interessantes e bem fundamentadas sobre os três séculos de história da padroeira do Brasil, em sua primeira edição traz um erro fundamental e gravíssimo.

    À página 81 do referido livro, no capítulo 10 ('Maria da Conceição'), o autor afirma que o dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria quer dizer que Nossa Senhora foi concebida de modo milagroso, assim como seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Reproduzimos o trecho abaixo:

...um dogma que o Vaticano só reconheceria em definitivo mais de duzentos anos depois: a Imaculada Conceição de Maria, a suposição de que a mãe de Jesus teria sido concebida por um desejo divino, sem que sua mãe tivesse relações sexuais com seu pai.

    Sim, um completo e tremendo absurdo teológico. Uma informação falsa e, mais do que isso, para a doutrina católica, herética. Se o jornalista não tem conhecimento teológico a respeito do dogma, deveria silenciar ou, no mínimo, procurar informar-se corretamente. O dogma da Imaculada Conceição significa, como já vimos aqui, que:

A Santíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, foi, por singular Graça e Privilégio de Deus Onipotente, em previsão dos Méritos de Cristo Jesus, Salvador do gênero humano, preservada imune de toda mancha de culpa original. (...) [Pois] era preciso que a Mãe do Senhor, o Tabernáculo da Nova e Eterna Aliança, fosse imaculada, assim como era intocável e feita do ouro mais puro a Arca da Antiga Aliança (veja o texto integral).

    Entramos em contato com o autor do livro e com a editora Globo, advertindo quanto ao erro grave sobre a doutrina e pedindo providências, como uma nota pública elucidativa (errata). Vários anos se passaram e não obtivemos qualquer resposta (saiba mais), até que, enfim, uma nova edição revista corrigiu o erro, provavelmente devido à nossa intervenção (saiba mais). 

______________
1. A Rosa de Ouro papal é um ornamento precioso, feito de ouro puro, matizada ligeiramente com vermelho, criada por hábeis ourives, que são abençoadas todos os anos pelos Papas no quarto domingo da quaresma, chamado Domingo Lætare, e, depois, oferecidas como símbolo permanente de reverência, estima e afeição paterna a monarcas, personalidades ilustres, igrejas notáveis, governos e cidades que tenham demonstrado seu espírito de lealdade para com a Santa Sé. Como o próprio nome indica, ela representa uma rosa, um buquê de rosas ou uma pequena roseira de ouro maciço. A flor dourada brilhando reflete a majestade de Cristo, com uma simbologia muito apropriada porque os profetas o chamaram "a Flor do campo e o Lírio dos vales". Sua fragrância, de acordo com Leão XIII, "mostra o odor doce do Cristo que deve ser difundido extensamente por seus seguidores fiéis (Acta, vol. VI, 104), enquanto que os espinhos e o matiz vermelho relembram a sua paixão". (Wikipedia revisado)


2. Artigo "Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil", do portal Culturabrasil.Org, disponível em
http://www.culturabrasil.org/aparecida.htm
Acesso 08/10/014


______________

Fontes e bibliografia:


• SILVA, Iara Rosa. Devocionário a Nossa Senhora Aparecida. São Paulo: Canção Nova, 2006;


• BÖING, Mafalda Pereira. Nossa Senhora Aparecida - A Padroeira do Brasil. São Paulo: Loyola, 2007.

www.ofielcatolico.com.br

26 comentários:

  1. Nossa Senhora Aparecida Rogai por nos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "18.Zacarias perguntou ao anjo: Donde terei certeza disto? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada. 19.O anjo respondeu-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova. 20.Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo."
      São Lucas, 1 - Bíblia Católica Online

      Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/

      "34.Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? 35.Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus."
      São Lucas, 1 - Bíblia Católica Online

      Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/

      Excluir
  2. Henrique meu querido filho, como faço pra recuperar a vontade de rezar?? Tenho sempre preguiça, quando penso em rezar penso num monte de coisa, quer o sempre fazer outras coisas em vez de rezar. Fico desanimada porque não tenho vontade, tenho desanimo, depressão... Me ajude, não sei que faço Antônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente eu não sou a melhor pessoa para aconselhar alguém, Antônia, mas posso falar, pela minha experiência de vida, que a melhor maneira de ter vontade de rezar é... Rezando.

      Não há fórmula mágica. Um antigo ditado diz que "a fome vem conforme se come". Isso se aplica a quase tudo nesta vida: aquele que come muito, mais do que precisa, sente fome a toda hora, enquanto o que quase não come parece nunca ter fome; aquele que pratica regularmente alguma atividade física, quando fica muito tempo parado sente falta do exercício, já os sedentários nunca querem saber de mexer o corpo; os que trabalham arduamente não suportam o ócio, enquanto que aqueles que se acostumam com a inatividade sentem preguiça quando precisam trabalhar... E por aí vamos. É assim que somos.

      O ser humano é condicionado pelos seus hábitos, e no caso da oração não é diferente. Quando nos acostumamos a uma rotina de oração, este hábito tão santo e salutar, – e mais do que isso, necessário, – torna-se parte de nós, e então deixa de ser um esforço, um sacrifício, tornando-se um prazeroso costume.

      Muitos acham que Deus vai lhes agraciar com uma espécie de dom sobrenatural para a oração, sem nenhum esforço de sua parte, só porque desejam rezar. Isso pode até acontecer, sim, mas só depois de nos esforçarmos, demonstrando o quanto queremos viver uma vida de oração, moldando constantemente a nossa natureza na prática diária.

      Outro ponto importante é que há um claro obstáculo adicional a ser superado na vida de oração: são os demônios, que não nos querem unidos a Deus e trabalham incessantemente pela perdição de nossas almas. Então, é preciso um esforço a mais de nossa parte, uma entrega à fé, uma disciplina que precisamos nos impor.

      Porque, sem dúvida nenhuma, naquele momento que reservamos para rezar, aparecerão em nossas mentes inúmeras distrações, sugestões, impedimentos imaginários, tentações, o desânimo, a preguiça, etc, etc.

      Assim, é preciso um esforço inicial do orante, numa fase que pode se prolongar mais ou menos, conforme a disposição da pessoa. Essas dificuldades, porém, vão se enfraquecendo com a persistência, até que a oração se torna um hábito, e aí sim se obtém a graça da comunicação frequente com Deus.

      Então, resumindo, use o método "SPH": só por hoje eu vou rezar, mesmo que sinta preguiça, mesmo que seja um grande sacrifício ter de parar com os meus afazeres e me colocar de joelhos diante de Deus. – E vou agora, já! – Dissipo de minha mente todas as desculpas, expulso em Nome do Cristo toda a má-vontade, não dou atenção ao Tentador e simplesmente faço: vou rezar.

      Reserve um determinado horário e um determinado tempo, mesmo que sejam apenas dois ou três minutos pela manhã e à noite. Escolha um lugar calmo, um cantinho na sua casa ou, se possível, dê uma escapadinha até a igreja mais próxima, e se coloque diante do Sacrário (não há oração como a que se faz diante do Sacrário).

      O importante é começar. Em Portugal, é costume dizer assim:

      "Reza o Terço todos os dias. Se isso é demasiado para ti, reza uma Dezena. Se ainda for demasiado, reza uma Avé-Maria. Se é ainda tão demasiado e difícil, diz apenas: Dá-nos a Paz Senhor! Se mesmo isto for demasiado, é porque não queres nem desejas a Paz." – Obviamente está se falando, aqui, da Paz de Cristo, que pressupõe a nossa Comunhão com Deus Uno e Trino.

      Por fim, não desanime se por acaso falhar. Nunca pense: "Ontem eu me deixei vencer pelo desânimo, pela tristeza ou pela preguiça, e não rezei... Sou indigna, não mereço a Graça de Deus, então hoje também não rezo...". Este é o maior erro! Se ontem você não rezou, não se culpe demasiadamente! Assuma a falha sem exagerar no sentimento de culpa; diga-a ao Senhor, confie em sua Misericórdia infinita e faça diferente hoje. Um tropeço não justifica outro. Então, desligue este computador e vá já, agora, falar com Deus!

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  3. NOSSA SENHORA APARECIDA, ajudai do Brasil afastar a peste mortal do infernal comunismo, pior que o vírus do Ebola que mata apenas o corpo!
    Deveu-se isso também a muitos sacerdotes silentes ou coniventes com os marxistas, como a TL e sua amiga os esquerdistas da CNBB; relativizaram-se, agora tornaram-se asseclas de Satã; incluem-se muitas seitas protestantes como a IURD-Edir Macedo, da base de apoio ao governo dos comunistas do PT!
    Aos primeiros, bem que se poderia lhes evocar, pois os segundos já estão naturalmente atolados no relativismo: … são cães mudos que não podem ladrar, que vêem coisas vãs, que dormem… …E esses cães tão sem-vergonha não podem saciar-se, os mesmos pastores que não têm nenhuma inteligência; todos declinaram para o seu caminho, cada um para sua avareza, desde o mais alto até o mais baixo. Is 56 9-11.
    Os chantagistas comunistas entendem como ninguém de como serem ardilosos e agem como Maomé e seus corta-cabeça com os quais se identificam: destroem os adversários!
    Apesar disso, na cara de pau, Dilma pede votos aos cristãos que tanto detesta e apoia os seus aliados muçulmanos degolarem os cristãos e seu governo PT extremamente corrupto, defensor do aborto feito com nosso dinheiro, pedofilia, traficantes das FARC, PCC, MST, pró drogas e aliado da bandidagem; aliás, Dilma foi muito votada nos presídios, por causa da BOLSA-BANDIDO, incentivando assaltos para serem presos e ganharem para ficarem na cadeia e a sociedade que exploda, com os “dimenor” até 18 anos deitando e rolando!
    E Aécio continuará em crescente ascensão!
    NINGUÉM AGUENTA NEM VER SUAS CARETAS, LULA-DILMA E ALIADOS DO PT!

    ResponderExcluir
  4. Mãezinha querida

    Por amor que a Senhora tem a cada um de nós, proteja e guarde principalmente as crianças e os adolescentes que estão em fase de formação da cultura de morte desse governo perverso e ateu.
    O Brasil é Teu mãezinha! Não permita que comunismo algum assole o Teu país. Volta o coração dos brasileiros pro Teu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, pra Tua Igreja Católica de sempre. Esse milagre somente a Senhora poderá fazer.

    ResponderExcluir
  5. Estou pasma com essa informação errada do livro. Realmente esse livro foi muito divulgado, vi no programa da Ana Marai Braga e queria comprá-lo. É um problema muito sério, proque as pessoas das outras religiões veendo isso vão pensar uma coisa completamente errada da nossa Igreja, não é mesmo?

    Silvana CS

    ResponderExcluir
  6. bem aventurada me proclamarão todas as gerações!!!

    ResponderExcluir
  7. A Igreja Católica usa as palavras "adoração" "veneração", "reverência", "honra" como sinônimos de um culto que é QUALITATIVAMENTE DIFERENTE do significado primário e normal que estas palavras têm em português.
    E isto fica bem evidente na prática. A reverência ou a honra de que são alvo os santos, as imagens e as relíquias católicas é bem diferente da honra e reverência que se deve a qualquer pessoa viva ou objeto.
    Ninguém para honrar e respeitar uma pessoa santa ainda viva, lhe oferece incenso ou acende velas, ou constrói imagens artísticas suas, e as leva em procissão, marca uma festa anual em sua homenagem, invoca os seus méritos nas suas orações, etc etc.
    Porquê? Porque o que a Igreja Católica entende por veneração, honra e reverência tributada aos santos, às imagens e relíquias é um culto religioso. Não é a afetividade, a honra ou reverência similar à que se tem ou deve a qualquer objeto de valor afetivo ou pessoa viva.
    Na Igreja católica existe uma distinção de cultos (latria, hiperdúlia, dúlia), criada no II Concílio de Niceia.
    E para não evidenciar claramente a falta de justificação e artificialidade destas distinções, usa estas palavras para criar uma certa ambiguidade que obscurece esta distinção bizantina de cultos que pratica.
    Eu não disse que o católico acredita que Deus se comprometeu a operar milagres por intermédio de uma relíquia, mas que a atitude de esperar milagres através das relíquias só tem sentido se Deus se tivesse comprometido a fazê-lo. Precisamente porque não o fez, não tem sentido esperar que Deus opere milagres através das relíquias em particular.
    O que é indevido é a intenção e a prática de conservar relíquias para prestar-lhes culto. De modo que não importa muito a atitude que se tem com elas.
    No Antigo Testamento a reverência com a devida vénia tributada à Arca da Aliança, a um Rei ou a um Profeta, certamente não tinha intenção de prestar um culto religioso a esses elementos. Era uma reverência qualitativamente diferente do que entende por reverência (culto de dúlia) a Igreja Católica, como boa e proveitosa a prestar aos santos, imagens e relíquias.
    A paz de Cristo
    Natan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natan, eu penso que se tratando de pessoas que nos servem de exemplo no seguimento a JESUS CRISTO, o ato de darmos aos Anjos, os Santos e a Virgem Maria, a honra, o respeito e a reverência que são devidos, de fato se revestem de elementos religiosos, por se tratarem de pessoas que estão envolvidas no círculo religioso, portanto é evidente, que a honra, o respeito e a reverência que damos a eles se difere, por exemplo, a honra, o respeito e a reverência que damos a personalidade do circulo civil como Tira Dentes, Duque de Caixas, Dom Pedro I, e outras personalidades que fizeram a história de nossa pátria. O fato de ascender velas, incensar as imagens sagradas, dirigir as preces pedindo a intercessão de Maria, doas Anjos e dos Santos, de levar imagens sagradas em procissão, são formas de prestar esta honra, este respeito e reverência que temos por eles, isto, jamais constitui idolatria, pois se personalidade cívicas podem ser homenageados com datas comemorativas, feriados, dando a nome de ruas e cidades destas personalidade cívicas, porque as pessoas que deram o testemunho a JESUS CRISTO, não pode, dentro da Igreja?. Os fatos de: ascender velas, incensar as imagens sagradas; dirigir preces para pedir intercessão, ir em procissões, tudo tem uma explicação:
      - Ascender velas: sinal de nossa fé, e na fé daqueles Santos e Santos que testemunharam a JESUS CRISTO, e o próprio JESUS CRISTO Luz do mundo.
      - Incensar imagens Sagradas: se incensam também: as Sagradas Escrituras; o ministro da Eucaristia; o altar; a assembleia reunida, ou seja, tudo que é sagrado, é incensado, porque tudo que é abençoado, o qual é santificado pela palavra e oração (I Timóteo 4,5).
      - Dirigir as preces para pedir intercessão: os que estão em DEUS, estão unidos a nós em JESUS CRISTO, formando a Comunhão dos Santos, e nesta Comunhão ocorre a intercessão dos que estão nos céus fazem por nós, em nome de JESUS.
      - Procissões: uma forma de homenagem pública aqueles heróis da fé e que nos servem de modelo no seguimento a JESUS CRISTO, se no âmbito mundano, ocorrem desfiles em carro aberto de esportistas que venceram algum campeonato, e de algum político que venceu alguma eleição, porque não podemos homenagear nossos heróis na fé?.

      Sidnei.

      Excluir
    2. Caro Natan,

      Para vocês que não acreditam na Tradição da Santa Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, basta dois versículos para derrubar seu argumento:

      "Deus realizava milagres extraordinários pelas mãos de Paulo, a tal ponto que pegavam em lenços e aventais usados por Paulo para os colocar sobre os doentes, e estes eram libertados das suas doenças e os espíritos maus eram afastados."
      - Atos dos Apóstolos 19, 11-12

      Paz e Bem!

      Excluir
    3. Natan, você diz que a Igreja Católica trata os santos de forma diferente dos entes queridos ainda vivos, e portanto, não presta somente respeito e veneração a eles. Agora eu lhe pergunto: Todas as formas de respeito e honra devem ser iguais para serem classificadas como respeitosas e honrosas?
      Por acaso você homenagearia um amigo seu SEMPRE da mesma forma como homenagearia a sua mãe? Claro que não! Ainda assim, está homenageando e respeitando os dois.
      Nós acendemos velas e oramos para os santos pelo simples fato de que eles já estão com Deus no Céu. Não são pessoas com as quais eu poderia falar no telefone, daí as orações. E, diferentemente dos santos que ainda estão na terra, os do Céu não estão mais entre nós e temos certeza que estão salvos, pois já combateram o bom combate.
      Assim, as formas de nos comunicarmos e homenagearmos eles são diferentes das dos vivos, mas o sentimento de respeito como irmãos e irmãs que serviram a Deus é o mesmo.
      Sobre as estátuas, procissões e milagres, creio que os comentários de Sidnei e Patrick já esclareceram a questão.
      Por fim, se você não entende a fé católica ou os SEUS argumentos sobre a dulia (sem acento) são artificiais, não venha querer culpar a Igreja pela sua ignorância. A paz de NSJC!

      Excluir
    4. Olá Henrique. Lembro de ter feito um comentário em resposta a Natan sobre o tratamento dos santos por nós católicos, hoje mais cedo. Poderia publicá-lo por favor? A paz de NSJC!

      Excluir
    5. Não me recordo de ter visto esse comentário, e não há nenhum outro aguardando aprovação.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
    6. Ok. De qualquer forma, era só um complemento aos comentários de Patrick e Sidnei e não creio ser necessário refazê-lo. A paz de NSJC!

      Excluir
    7. Natan, me parece que você faz uma grande confusão... Pelo que eu entendo, para a Igreja, todos os santos estão vivos, vivos junto a Nosso Senhor. Embora seus corpos terrenos possam ter perecido (alguns não pereceram e estão incorruptos até hoje), eles não morreram, ou dormiram, como dizia Cristo a respeito da morte, como uma espécie de metáfora. Conforme a passagem de Lázaro, vemos Jesus despertá-lo do sono ou morte: "Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou despertá-lo do sono, disseram-lhe os seus discípulos: Senhor, se ele dorme, há de sarar. Jesus, entretanto, falara da sua morte, mas eles pensavam que falasse do sono como tal. Então Jesus lhes declarou abertamente: Lázaro morreu... Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão ressurgirá. Respondeu-lhe Marta: Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto? Respondeu ela: Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo (São João 11). A chave aqui é: Todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Esses que jamais morrerão, conforme a promessa de Jesus, são os Santos, logo não estão mortos no sentido ou dimensão que você Natan, entende por morte. Por não compreender isto, você questiona o fato de não se prestar o mesmo tipo de reverência qualitativamente aos santos que estão vivos na nossa "dimensão" terrena, por acaso você conhece algum? Eu desconheço, mesmo porque a Igreja não canoniza pessoas nesta situação. É um pouco complexo, mas eu entendo que a Igreja considera que, somente se pode ter a prova definitiva da santidade após o falecimento. A intercessão por milagre, necessária ao processo de canonização seria uma constatação da presença do santo junto a Cristo, onde se daria a comunhão dos santos. A lógica seria a seguinte: Todos podemos interceder pelo próximo, mas após a morte, somente os que estão vivos na presença do Senhor podem interceder, e só podem estar na presença de Deus os santos.


      Excluir
    8. Muitos protestantes questionam: Porque não há santos vivos? Podem perfeitamente existir, mas como provar? Só Deus conhece de fato as virtudes e pecados de cada um e só Ele é juiz, a Igreja meramente identifica (pois canonizar não é criar um santo), transcreve no livro dos santos, o nome daquele cujo sinal (intercessão) comprova que ele não está dormindo, mas sim na presença do Pai. Por isso não se vê procissões, estátuas etc, dos nossos vizinhos, ainda que as pessoas reconheçam neles certa aura de santidade.

      Você diz que não há distinção entre latria, dúlia e hiperdúlia, que na verdade seria uma forma de enrolação criada pela Igreja. Consideremos esta passagem: Betsabé inclinou-se diante do rei, prostrando-se com a face por terra, e disse: Viva o rei Davi, meu senhor, para sempre! (1 Reis 1; 31), você classificaria este ato como latria, dúlia ou hiperdúlia? Veja que poderíamos facilmente substituir Davi por Deus. E se fosse o caso desse prostar e estas palavras poderem ser somente dirigidas a Deus, estaríamos diante de um culto de latria (no caso idolatria, pois Davi não é Deus), mas como a Bíblia não traz qualquer reparação ao ato, podemos afirmar que Betsabé venerou Davi, mas não como um Deus, então é perfeitamente válida a distinção entre latria, dúlia e hiperdúlia.

      Natan, você diz que é indevido conservar relíquias, não importando o que se faça com elas, voltamos mais uma vez ao caso da serpente de bronze, que foi construída e preservada pelos judeus por muito tempo, mas que teve de ser destruída quando os judeus começaram a fazer mal uso dela, ou seja, a licitude da preservação de qualquer relíquia ou imagem depende do uso que se faz dela.

      E você também peca por tentar separar os grandes reis e profetas do antigo testamento de Deus, como se naquela época houvesse um estado laico. Isso é inconcebível, pois a religião estava entranhada em todos os aspectos da vida daquele povo, como separar Davi, Salomão etc e os grandes profetas de Deus, acho difícil...

      A paz de Cristo!

      Excluir
  8. o que dizer do salmos 115 então e muitos mais versiculos da bíblia que diz maldito são os que fazem e adoram ídolos. Deuteronômio 27 v15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto católicos, nada a dizer, a não ser "amém". As imagens que usamos no culto não são "ídolos", e nós não as "adoramos". Adoração, para nós, somente a Deus. Entenda melhor este assunto lendo nossos artigos nos endereços abaixo:

      http://www.ofielcatolico.com.br/2010/01/imagem-na-igreja-e-idolatria.html

      http://www.ofielcatolico.com.br/2010/01/imagens-na-igreja-outra-vez.html

      http://www.ofielcatolico.com.br/2005/09/sola-scriptura-e-as-imagens-no-culto.html

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  9. COMO A CIÊNCIA TENTA EXPLICAR OS MILAGRES?

    ResponderExcluir
  10. Com a Graça de Deus, ele me pôs bem próximo a está linda cidade de Aparecida, pertinho de nossa mãe. É uma benção sem igual.

    ResponderExcluir
  11. Em cada lugar de acordo com a culyu q imagem é diferente,no Brasil nossa senhora se torna uma mãe negra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, na realidade, não é a de uma mulher negra. Trata-se de uma imagem barroca (de estilo seiscentista) de Nossa Senhora da Conceição, que tem origem europeia, portuguesa. Crê-se, inclusive (e há indícios disto), que tenha sido artesanalmente pintada antes de ter se perdido nas águas do Paraíba do Sul. Acredita-se que o tempo que permaneceu no fundo do rio fez escurecer a terracota.

      Existem, entretanto, muitas razões para que a associação com a cor negra tenha surgido e se fortalecido em nossa pátria mestiça e, assim, acabou mesmo por se tornar, na devoção popular, a personificação da "mãe negra".

      O perigo que advém daí é o esquecimento de que todos os títulos e representações atribuídos à Virgem Maria são sempre secundários, e que toda vez que se conta com a intercessão de Nossa Senhora se está recorrendo sempre à mesma Virgem de Nazaré, à Imaculada Mãe de Nosso Senhor.

      A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo

      Apostolado Fiel Católico

      Excluir
  12. Que interessante! Sempre tem uma coisa diferente aqui no fiel católico! Eu nunca tinha visto a imagem de Nossa Senhora Aparecida como era originalmente! Muito bonita! Voces não acham que também teve uma certa ideologia pra atraior as pessoas negras associando a imagem com a raça negra? tipo ela era branca mas ficou escura por causa da permanencia no fundo do rio e da fumaça das velas.

    ResponderExcluir
  13. Hoje dia de NS APARECIDA MINHA QUERIDA MÃE DO CÉU em poucas palavras vou resumir o meu testemunho aos 13 anos fiquei orfão de pai e mãe já trabalhava em oficina mecanica e induzidos pelos mecanicos comecei a beber bebidas alcolicas cachaça mesturada com refrigerantes e viciei aos 22 anos precisava parar e ai como parar quem passou por isso sabe o que estou falando ai começei a luta tinha fé em DEUS COMO MEU PAI DO CÉU E NOSSA SENHORA COMO MINHA MINHA MÃE DO CÉU e sabia rezar o PAI NOSSO E A AVE MARIA aonde eu agarrei e comecei a minha luta desesperado precisando largar o vicio comecei a rezar o pai nosso pendindo ao Pai do céu pra me ajudace rezava uma ave maria pedia minha mãe do céu pra me ajudar e a luta foi grande mas aos 27anos no dia 23 de março do ano de !987 eu conseguir largar p vicio tive ajuda no A A ALCOLICOS ANONIMO que é na em sala da igreja após largar o vicio comecei a participar da igreja e sempre agradecendo a DEUS e A NOSSA SENHORA POR ESTA BENÇÃO e hoje aos 57 anos e 30 de libertação com muita devoção eu continuo agradecendo a DEUS E A MIMHA QUERIDA MÃE DO CÉU e posso dizer como ela disse O SENHOR FEZ EM MIM MARAVILHAS SANTO É O SENHOR

    ResponderExcluir
  14. Muito bem!! Primeira vez que vejo alguém falando dessa instrumentalização ideológica da deveoção de Nossa Senhora Aparecida que não tem nada ver com as pessoas negras ou brancas. a imagem original era belíssima!!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir