Francisco respondeu às Dubia dos cinco Cardeais?

NO MESMO DIA em que os cinco Cardeais (Brandmüller, Sandoval Íñiguez, Burke, Sarah e Zen Ze-kiun) tornaram público o fato de terem encaminhado a Francisco sua apreensão com os rumos que a Igreja vem tomando em forma de Dubia, sem obter resposta, e advertindo também publicamente os leigos quanto aos perigos envolvendo o "Sínodo da sinodalidade", o novo Cardeal Victor Manuel Fernandéz "Tucho" anunciou ao mundo – em texto publicado no Vatican News (veja) –, que o Papa tinha respondido às Dubia, dando a entender que o assunto estava resolvido. Mas o que ele fez foi apenas tornar públicas as respostas evasivas dadas em julho, às quais os Cardeais reagiram reformulando suas perguntas, conforme noticiamos por aqui (veja).


    Agora, com essas respostas cheias de termos dúbios (pois é), que de fato nada respondem, podemos dizer, como diria meu falecido pai, que o Papa (ou o assessor que redigiu o texto) foi, como de costume, "mais liso do que um bagre ensaboado". Trata-se de um obra-prima da arte do falar sem dizer absolutamente nada: uma coleção de "poréns", "todavias" e "entretantos" que fazem com que tudo possa ser interpretado e reinterpretado de muitíssimas formas, ao gosto de quem lê. Assim como tudo o que se faz desde o catastrófico Conc. Vaticano II. Rezemos e nos penitenciemos.

2 comentários:

  1. Muita gente dando opionião, você que é um cara sério eu queria saber a SUA OPINIÃO sobre tudo isso Henrique.

    Luis Antonio

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir