27/10/2023 | Cardeal Müller dá um passo além: "O papa perde automaticamente seu cargo por ensinar heresia"...

Do LifeSiteNews – O Cardeal Gerhard Müller afirmou, segundo notícia divulgada recentemente (27/10/2023) que um papa que ensina heresia perde automaticamente o seu cargo, repetindo a doutrina ensinada por São Roberto Belarmino, também Cardeal e Doutor da Igreja.


    “Ensinar de modo contrário à Fé apostólica privaria automaticamente o papa do seu cargo”, escreveu o Cardeal em um artigo publicado no jornal religioso First Things. E prosseguiu: “Todos devemos rezar e trabalhar com coragem para poupar a Igreja de tal provação (...) O papa é o princípio perene e o fundamento da unidade da Igreja, mas a Igreja não está centralizada nele, como se ele fosse o líder supremo de um partido totalitário”. Müller já declarara essa mesma posição numa entrevista em novembro de 2022, na qual disse:


“Num caso extremo, um papa poderia se tornar herege como pessoa privada e, assim, perder automaticamente o seu cargo se a contradição com a Revelação e o ensinamento dogmático da Igreja for evidente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir