Retrospectiva completa sobre o reinado de Francisco por Lorenzo Lazzarotto — parte 2



No século passado, Padre Penido já apontava o crescimento avassalador do mal no mundo — e conhecia a solução


TÃO DESALENTADORAS as condições deste mundo apodrecido, que a água morna do chamado “catolicismo burguês” [ou do catolicismo do mero respeito humano e das tantas 'pastorais sociais' como fim em si mesmas] se mostra de todo ineficaz. Só um sobrenaturalismo total poderia derrotar esse naturalismo avassalador; só um espiritualismo sem reticências conteria a animalidade desenfreada; só a Presença de Deus lograria povoar a amarga solidão da alma contemporânea.

A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão


RECEBEMOS DO LEITOR que se identifica com o nome "Emerson" a pergunta que reproduzimos abaixo, seguida de nossa resposta:

(...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra.
Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol.
Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana.
Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa.
Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das dioceses."

Salve Maria, Emerson!

Muitas vezes, optamos por nem sequer abordar questões deste tipo, não só por se tratarem de temas que, teologicamente falando, são realmente muito rasteiros, infantis mesmo, como também porque sabemos que apenas o falar sobre tais coisas já pode se tornar uma maneira de ajudar esses verdadeiros maníacos na divulgação dessas tolices caluniosas contra a Igreja de Cristo. O objetivo do nosso trabalho por aqui é exatamente o contrário: buscamos o esclarecimento das questões da fé. Em todo caso, como você infelizmente nos diz que se deixou perturbar por essa grande bobagem, consideramos por bem publicar uma resposta em forma de post.

Retrospectiva completa sobre o reinado de Francisco por Lorenzo Lazzarotto — parte 1



21/4/2025 | Morre Francisco. Rezemos.




SEGUNDO INFORMOU o Vatican News, veículo oficial de informação do Vaticano, nesta segunda-feira, primeiro dia do Tempo Pascal após a Páscoa da Ressurreição, conforme o anúncio do Camerlengo Farrell (Casa Santa Marta): "Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai".


    O anúncio foi dado diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano pelo mesmo cardeal Farrell.

    Ainda ontem, domingo, o Pontífice apareceu ainda na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.

    Informações com mais detalhes ainda são escassas e o Vatican News ficou de  prosseguir informando com mais detalhes e novas notícias ao longo do dia, mas não é nenhum segredo que a causa da morte, aos 88 anos, tenha se dado em decorrência da grave pneumonia bilateral que o acometia já há meses.

    Rezemos por sua alma e rezemos, especialmente, pelos rumos que tomará a Santa Igreja a partir deste evento.

_______
Fonte:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-04/papa-francisco-morre-dia-21-abril-2025.html
Acesso 21/4/2025.

Jesus, nossa Páscoa!


LUZ QUE IRROMPE na escuridão, Luz que vence todas as mortes, que ilumina todos os caminhos! Na beleza de uma igreja às escuras na celebração da vigília do Sábado Santo, que começa do lado de fora, com a Benção do Fogo e o acender do Círio Pascal, cuja luz passa de vela em vela, nas mãos dos irmãos de fé; afinal, depois de um longo período de recolhimento e penitência, a Igreja toda se ilumina! É chegada a hora de celebrar a Ressurreição e a Vida!

Santo Sábado de Aleluia


NO SÁBADO SANTO honra-se a sepultura de Jesus Cristo e sua descida à mansão dos mortos; depois do sinal do Glória, começa-se a honrar sua gloriosa Ressurreição...

Vivência da Semana Santa, o Tríduo Pascal e o ápice do Ano Litúrgico, a Páscoa da Ressurreição


Por Felipe Marques – Frat. Laical São Próspero

A LITURGIA É TODO culto público da Igreja, dado a Deus. A Liturgia é a forma que Deus escolheu para agir na História (perpetuar na História o Mistério da salvação) desde Pentecostes até a Parusia (fim do tempo da Igreja e fim da História). Estas definições estão carregadas de significado, principalmente neste tempo oportuno de conversão que é a Semana Santa, tempo propício para a volta para Deus...

Live com Pe. Françoá e Pe. Wander de Jesus Mais (CDB)


QUANDO POSTEI ANTECIPADAMENTE esta livre por aqui, não imaginava que seria uma aula assim tão completa. Deo gratias! Que todos os bons e verdadeiros sacerdotes do Altíssimo os sigam, para que tenhamos uma restauração das coisas na santa Igreja de Cristo.

11/4/2025 | Pe. Wander tem 15 dias para se retratar, decreta bispo. Senão...

MINHA ÚNICA SURPRESA é que essa reação tenha demorado tanto. Parece que os Revmos. Padres Wander e Françoá Costa terão muito assunto para a sua live conjunta de hoje (no canal do CDB). Só quero comentar, de passagem, a infeliz crítica pública feita a este último pelo Pe. José Eduardo (via Instagram), chamando desrespeitosamente um irmão de sacerdócio de "fulano"... Impressionante como um homem tão culto não consiga entender o estado de necessidade das almas que vivemos hoje. E mesmo que não entenda ou discorde, o que é direito dele, deveria por obrigação cristã, no mínimo, respeitar a dor e o drama de consciência que seus pares, que são bons e piedosos padres acima de qualquer suspeita, estão vivendo. Decepcionante.

    Vídeo abaixo pelo Pe. Francisco Galvão.



| Assine aqui nossa Formação Teológica clássica (Dogmática, História da Igreja, Bíblia, Ascética & Mística e Intr. à Patrologia e Patrística) e receba acesso aos módulos mensais + nosso Curso de Sagradas Escrituras completo (material com mais de 1.500 páginas em 12 volumes/PDF) + a coleção completa da revista O Fiel Católico digital (43 edições) + materiais exclusivos e atualizações diárias, tudo por R$29,00. |

Os católicos da época do concílio Vaticano II não notaram a ruptura?

A geração da época parece não ter se apercebido exatamente do que estava acontecendo...

 RECENTEMENTE, EM UM GRUPO de estudos católico no qual participo, surgiu uma questão particularmente interessante, que julgo conveniente compartilhar com os nossos leitores. Alguns membros levantaram a seguinte questão: se houve mesmo a tão comentada descontinuidade da Fé católica — na doutrina, na moral, nos costumes e na disciplina da Igreja—, com o advento do concílio Vaticano II, então porque, conversando com pessoas que viveram durante esse momento de transição, vemos que elas parecem não ter notado algo assim tão crítico?

10/4/2025 | Mais um sacerdote importante escolheu ser mais fiel a Deus do que aos homens


O PADRE FRANÇOÁ COSTA, sacerdote culto e bem conhecido nos ambientes católicos, seguindo agora o exemplo do Pe Wander de Jesus Maia (saiba mais), decide avançar um passo importantíssimo na direção certa: a direção da fidelidade a Deus, que deve vir antes da obediência cega aos homens, assim como ensinou o primeiro Papa aos primeiros bispos (At 5,29). Deixamos nossas congratulações e compartilhamos ao final o singelo vídeo que ele postou hoje em seu canal do Youtube.

    ** Para ter acesso ao nosso artigo com comentários a respeito desse caso + Formação Teológica  FLSP e diversos benefícios, assine aqui a nossa plataforma exclusiva.



________
Incardinado na Diocese de Anápolis, Goiás (GO), é diretor da Faculdade Católica de Anápolis e sacerdote da Capelania Universitária Santa Clara, no mesmo município. É doutor em Teologia pela Universidade de Navarra, na Espanha, autor do site www.universocatolico.org, professor no Institutum Sapientiae, autor de vários artigos de Teologia publicados e dos livros “Jesus Cristo, o único Salvador” e “A Igreja de Jesus Cristo”, ambos pela editora Cultor de Livros (SP), respectivamente em 2019 e 2020.

Como fica o reinado de Francisco a partir de agora?

Aparição na sacada do hospital Gemelli pouco antes de receber a alta médica

DEPOIS DE 38 DIAS no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, Roma, onde permaneceu internado devido a graves dificuldades pulmonares, Francisco está de volta ao Vaticano (desde o dia 23 de março). Sua situação atual, porém, influencia diretamente o seu governo e até sua capacidade de governar, com mudanças em sua agenda e no ritmo das suas atividades, nas cerimônias no Vaticano e até nas estruturas na Casa Santa Marta.

Ateus famosos e influenciadores mudam sua postura com relação à Religião e à Igreja

Richard Dawkins, considerado o ateu mais influente deste século, anda meio diferente...

DANIEL DENNETT, AUTOR ateu, faleceu em 19 de abril de 2024. Há alguns anos, ele foi uma das figuras mais controversas do debate público nos Estados Unidos e no Reino Unido: em 2006, Dennett lançou o livro que na tradução para o português recebeu o título “Quebrando O Encanto. A Religião Como Fenômeno Natural”. Ao lado de Richard Dawkins, Sam Harris e Christopher Hitchens, ele ficaria conhecido como um dos “quatro cavaleiros do ateísmo”… Esse grupo ganhou espaço nos meios de comunicação nesse período em que todos estavam traumatizados com o 11 de setembro, e as atenções se voltavam para os efeitos potencialmente nocivos daquilo que muitos, genericamente, chamavam de fanatismo religioso. O argumento do quarteto ateu era radical: para o bem comum, o mundo devia se livrar das religiões (todas elas) e seus dos efeitos, o quanto antes...

Cristãos devem guardar o sábado ou o domingo? Um estudo integral

JÁ FALAMOS SOBRE esse assunto de forma breve aqui em "O Fiel Católico", com o apontamento de referências bíblicas e históricas (leia), mas parece não ter sido o suficiente, na medida em que continuamos recebendo mensagens indignadas a respeito, acusando a Igreja de ter mudado o Mandamento divino sobre o dia de descanso, santificação e adoração. Retornamos, portanto, ao problema, desta vez de maneira ampliada e mais completa.



Introdução

A controvérsia acerca do dia de guarda é antiga: nasceu já na Igreja primitiva, mas foi logo resolvida. Ao longo da História, porém, a questão ressurgiu, especialmente com o advento da apostasia do protestantismo, resultando no que vemos hoje: grupos e indivíduos que se autodenominam igualmente "cristãos" mas que observam dias diferentes para dedicar a Deus e ao repouso. De um lado, a maioria observa com sinceridade o domingo, o primeiro dia da semana bíblico, o Dia do Senhor, memorial da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Subir