Tentar fugir não vai adiantar, ou: Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada


Por Lorenzo Lazzarotto – canal Hstória e Fé Católica e colaborador regular da  FLSP


NÃO É RARO encontrar, entre católicos tradicionais, esse desejo de fugir dos males e da degradação da moral do mundo moderno, evadindo-se dos grandes centros urbanos em busca de paz. Tal intenção é em si honesta e poética, mas pode disfarçar um grave problema de ordem espiritual. E o estudo da Revolução Francesa oferece uma GRANDE lição a respeito! 

    Às vésperas da Revolução, Carhaix, na França, era uma cidadezinha de apenas 3.000 habitantes, todos Católicos, que se localizava na Bretanha. Seus habitantes mantinham as tradições e costumes herdados remotamente da Idade Média, e entre suas preocupações não figuravam os grandes dramas enfrentados pela Igreja e Cristandade.

    Até que em 1789 chegam as notícias da convocação dos Estados Gerais pelo Rei, e uma decisão da Assembleia Nacional faz com que a cidade perca seu título de capital da região da alta Cornualha.  

    Os líderes da cidade não gostaram. Mas o que poderiam fazer?... Preferiram não agir e esperar que nada mudasse seriamente. Hoje, teriam praticado o 'pensamento positivo'. Quando os Jacobinos de Robespierre promoveram uma série de indivíduos desonestos e lhes outorgaram plenos poderes em Carhaix, a cidade foi mergulhada na tirania de um Estado pré-totalitário.
    A 'Lei dos Suspeitos' fez com que todo cidadão enxergasse no seu próximo um espião e delator em potencial. Ao invés de se organizarem contra os Jacobinos, os habitantes de Carhaix preferiam ''proteger a sua família'' provando a fidelidade ao governo Jacobino.

    Mesmo que para isso, tivessem que denunciar seus conhecidos ao Estado Revolucionário.

    A cidade foi palco de incontáveis prisões, execuções, corrupção, roubos e arbitrariedades feitas pela tirania Jacobina, até o fim do Terror em 1794.

    Se a Revolução tanto se esforçou para destruir a vida dos habitantes de uma cidadezinha de 3.000 habitantes em 1794, POR QUE ela deixaria em paz um Católico hoje?

    Quantos são os católicos que adorariam morar na tranquila e pacata Carhaix, e, se estivessem naquela época, pensariam: "A Revolução que está acontecendo em Paris é um castigo e um problema dos Parisienses. Eu ficarei cuidando da minha família, indo à Missa e trabalhando tranquilamente aqui no interior".

    Essas pessoas têm o desejo de se mudar para o interior por amor a Deus?

    Ou por preguiça ou medo de enfrentar os inimigos da Igreja e da Cristandade?

    Em geral, o interior possui lugares belos e pacatos, e quem mora aí deve agradecer a Deus pela tranquilidade. Mas NENHUM Católico tem o direito de desenvolver sua vida espiritual à margem das lutas e interessantes da Santa Igreja de sua época.

    E, se os habitantes de Carhaix erraram no Século XVIII e por isso pagaram um preço altíssimo, que não repitam esse erro os Católicos de nossos dias!


Esquema do vídeo:

01:05 Como a Revolução Francesa impactou as cidadezinhas do interior.
02:43 A cidade de Carhaix vai perdendo sua tranquilidade. O Comitê dos 6.
05:38 A Lei dos Suspeitos é estabelecida em Carhaix.
09:05 O Terror Jacobino.
10:45 Uma lição INDISPENSÁVEL para os Católicos hoje!
14:17 Nenhum Católico tem esse direito! 

_______
Fontes:

LENOTRE, G. 'Sous le bonnet rouge',  pp. 107 ss. 

'Nada como ser comedido, sensato e prudente...' .  Catolicismo nº  274, 11/1974. Pg. 02. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir