Gänswein: "A Traditionis Custodes provocou uma dor no coração de ​​Bento XVI"

O ARCEBISPO GEORG GÄNSWEIN revelou que o Papa Bento XVI, quando leu as ordens de Francisco restringindo o uso da Missa tradicional em latim, no seu polêmico Traditionis Custodes, o fez “com dor no coração”. 


    Gänswein, secretário particular de Bento XVI de 2003 até a morte do Papa Emérito, fez comentários sobre a reação do falecido pontífice a  Traditionis Custodes em uma entrevista recente ao jornal católico alemão Die Tagespost. Quando perguntado sobre se o Papa Bento ficara desapontado com a divulgação do motu proprio de Francisco, Gänswein disse que para ele isso "foi realmente um golpe". E prosseguiu:


Creio que o Papa Bento XVI leu esse motu proprio com dor no coração porque desejava ajudar aqueles que queriam encontrar a paz interior, também a paz litúrgica, e afastá-los de Lefebvre. São aqueles que simplesmente encontraram um lar na Missa Antiga. 


    “Se você pensar em quantos séculos a Missa antiga foi fonte de vida espiritual para muitas pessoas, alimento para tantos Santos, você não pode apenas imaginar que isso seja algo que não é mais bom”, continuou ele: “Muitos jovens que nasceram muito tempo depois do Vaticano II e já não entendem realmente todo o alarido sobre o Concílio, que só conhecem a nova Missa… encontraram um lar espiritual e um tesouro na Missa antiga; (...) eu mesmo não me sinto muito confortável com isso”.


    Quando perguntado por que o Papa Bento escolheu ainda usar branco, ser chamado de “Sua Santidade” e viver no Vaticano, Gänswein disse que “um Cardeal que renuncia permanece uma 'Eminência'” e mantém suas cores vermelhas, e assim um Papa quem renuncia poderia fazer o mesmo. 


    O Papa Bento XVI expandira as permissões para a celebração da Missa tradicional em latim com o seu Motu Proprio Summorum Pontificum em 2007, dizendo que a forma mais antiga do Rito Romano nunca havia sido revogada e que não podia ser proibida. Na carta que acompanhou o documento,  escreveu o seguinte: “O que as gerações anteriores consideravam sagrado, permanece sagrado e grande para nós também, e não pode ser totalmente proibido repentinamente ou mesmo considerado prejudicial”.


    Ainda assim, em 16 de julho de 2021, Francisco  emitiu  suas restrições contra a Missa de Sempre, revogando a decisão de Bento XVI. Contradizendo diretamente seu predecessor ainda vivo, Francisco declarou que a liturgia de Paulo VI ou  Novus Ordo é a “expressão única da  lex orandi  do Rito Romano”.   


    Segundo comunicado da Fraternidade de São Pedro (FSSP), tradicional sociedade sacerdotal que celebra exclusivamente a Missa Tradicional em latim, o Papa Emérito enviou uma “carta particular de encorajamento” ao superior da mesma Fraternidade após a publicação da Traditionis Custodes em 2021. 

_________
Fonte: LifeSiteNews, "Bp. Gänswein: Traditionis Custodes caused Benedict XVI ‘pain in his heart’", disp. em:
https://lifesitenews.com/news/bp-ganswein-traditionis-custodes-caused-benedict-xvi-pain-in-his-heart/?utm_source=top_news&utm_campaign=usa
Acesso: 5/1/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir