Que maravilhoso e belo é o Tempo do Advento!

Ao celebrar anualmente a Liturgia de Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: participando da longa preparação da Primeira Vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda. (CIC §524)

O TEMPO DO ADVENTO começa com as vésperas do domingo mais próximo ao 30 de novembro e termina antes das vésperas do Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação, de expectativa e alegria, em que os fiéis, esperando o Nascimento do Salvador do Mundo, vivem o arrependimento, com penitência (para nos tirar do nosso sonambulismo do pecado e fazer nascer em nós a verdadeira esperança) e promovem a fraternidade e a paz. A palavra advento, do latim Adventus, do verbo advenire, significa vinda, chegada, princípio. Os dias que vão de 16 a 24 de dezembro (Novena de Natal) são para nos prepararmos mais especificamente para a grande Festa do Natal do Senhor.



Com o Advento, a Igreja inicia o novo Ano Litúrgico. Esse tempo litúrgico possui dupla característica: é um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a Primeira Vinda do Filho de Deus entre os homens, e também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da Segunda Vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.

    O Advento é, portanto, um tempo especial para que façamos uma séria e profunda revisão sobre nossa vida pessoal e também sobre o mundo em que vivemos. É um momento privilegiado para averiguarmos se a semente de caridade lançada por Jesus Cristo no coração dos homens está nascendo e frutificando.

    O Natal é uma celebração que nos transmite profundas verdades de vida. Ao contemplarmos a gruta de Belém, descobrimos o imenso Amor de Deus, – Criador e Todo-Poderoso, Alfa e Ômega, Princípio e Fim de todas as coisas, – que se presta a assumir nossa mísera condição humana e vir ao mundo, sob a frágil forma de uma criança, para nos salvar. É Deus que se humaniza para divinizar o homem.

    Celebrar o Natal é descobrir, na pequenez e na pobreza do Presépio, a Grandeza e a Riqueza do Amor divino. É perceber a lição de humildade radical que o Cristo veio nos ensinar. É optar pelo Caminho que Ele veio nos mostrar, Caminho que, em última análise, é Ele próprio. É acolher com total sinceridade e abertura a este Deus – que é, ao mesmo tempo, infinito em grandeza e pequenino; majestoso e tão humilde, – no mais profundo de nossas almas, corações e mentes, juntamente com as verdades que Ele veio nos comunicar, vivendo-as no nosso cotidiano. Isto inevitavelmente nos tornará seres humanos melhores, mais amorosos e um pouco mais plenos a cada dia. É assumir compromisso com os princípios e causas do Evangelho, lutando em defesa da vida, ao lado dos que sofrem, proclamando sem medo as verdades eternas, como fizeram os primeiros cristãos. É ser reflexo de Jesus neste mundo de dores, incompreensões e dificuldades.

    Os cristãos devem celebrar o Natal com tal espírito. E é por ser uma comemoração tão importante que se faz necessário que nos preparemos bem; – é esta a finalidade do Tempo do Advento.


A Coroa do Advento


    Um dos símbolos do Advento é a Grinalda ou Coroa, que representa o infinito Amor de Deus. Quatro velas são acesas e colocadas num círculo, sendo acesa uma a cada semana do Advento. Elas simbolizam a Luz do Cristo que nasce para iluminar nossas vidas.

    O Advento recorda a dimensão histórica da salvação, evidencia a dimensão escatológica do Mistério cristão e nos insere no caráter missionário da Vinda de Cristo. Ao serem aprofundados os textos litúrgicos desse tempo, constata-se na história da humanidade o Mistério da Vinda do Senhor Jesus, que de fato se encarna e se torna Presença salvífica na história, confirmando a Promessa e a Aliança feita entre Deus e os homens nos tempos antigos. Deus que, ao se fazer carne, plenifica o tempo (Gl 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15). 


    O Advento recorda também o Deus da Revelação. Aquele que É, o mesmo que Era e que Vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação, mas cuja consumação se cumprirá no “Dia do Senhor”, no final dos tempos. Toda a humanidade (consciente ou não), juntamente com a Criação, vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus.

| Assine nossos conteúdos restritos e tenha acesso a muito mais! |

    A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o Mistério da salvação e assim termos a Jesus como referência e fundamento, dispondo-nos a “perder” a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.

    Deus é fiel às suas Promessas: o Salvador virá. Daí a alegre expectativa, que deve, nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não estamos diante de algo irreal, fictício ou passado; estamos diante de uma realidade concreta e sempre atual. A esperança da Igreja se consumará definitivamente na Parusia (volta) do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é Maranatha!: Vinde, Senhor Jesus!

    O tempo do Advento, enfim, é tempo de esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas; esperança na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições e de toda dor, frustração, decepção com este mundo de sofrimento. Sem uma entrega de todo o ser a Cristo não há como viver a alegria e a esperança da expectativa da Sua vinda. É necessário, portanto, que especialmente nesses dias santos “preparemos o caminho do Senhor” em nossas próprias vidas, combatendo incessantemente o pecado e santificando nossas vidas, através da a oração e da imersão na Palavra.


Vem depressa, Senhor, Deus Menino! Vem até nós uma vez mais, vem salvar-nos, nós que temos fome e sede de Justiça!

O dia certo para montar a Árvore de Natal e o Presépio

Devem-se montar a Árvore de Natal, a decoração natalina e o Presépio do Senhor no Primeiro Domingo do Tempo do Advento.

    Um dos grandes símbolos do período natalino, a Árvore de Natal simboliza, segundo a tradição da Igreja Católica, a vida. Vale lembrar ainda que a árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é ir acrescentando enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do Advento, simbolizando a preparação espiritual que devemos realizar durante este tempo.

    Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso é que esta árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o Nascimento do Menino Jesus. A preparação da árvore, então, deve ser intensificada durante a última semana que antecede o Natal. Até o Segundo Domingo do Tempo do Advento, tudo ainda é muito sóbrio, mesmo nas leituras feitas nas Missas. É só a partir do Terceiro Domingo do Tempo do Advento que a Bíblia começa a falar do Nascimento de Jesus, e se inicia um momento de maior expectativa. Esse é o momento, portanto, de intensificar a decoração da árvore.

    O Presépio, ainda mais especialmente, deve seguir a mesma linha da preparação da Árvore de Natal. Aos poucos, pode-se começar a montar a gruta, acrescentar os animais e os pastores. Maria, José e o Menino devem ser dispostos no Presépio o mais próximo possível do dia de Natal.

    O Presépio foi uma invenção de São Francisco de Assis, para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por Maria e José no Nascimento do Cristo neste mundo. É muito importante envolver as crianças na montagem dos presépios, para que elas percebam o real sentido do Natal e entrem no espírito deste tempo especialíssimo. 

    Nós, da Fraternidade Laical São Próspero, desejamos um santo e muito feliz Tempo do Advento a todos os nossos leitores, amigos e irmãos em Cristo!


Clicando aqui você poderá saber mais sobre nosso Curso de Teologia Católica – Entendendo a Bíblia.



__________________________

Lembre-se de nos acompanhar também nas redes sociais:

 

** Facebook

 

*** Instagram (@ofielcatolico)

 

**** Youtube


***** Pinterest


___
Ref.:
• BIANCHI, Enzo. Dar Sentido ao Tempo, São Paulo: Loyola, 2007, pp. 11-14
• Site "Catequisar", disponível em:
https://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/natal/23.htm
Acesso 12/12/2023

11 comentários:

  1. Que todos nós possamos viver este tempo com sabedoria e amor!!!

    ResponderExcluir
  2. Oração para todos os dias do Advento

    O Anjo do Senhor (Angelus)

    O Anjo do Senhor anunciou a Maria,

    E ela concebeu do Espírito Santo.

    Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus.
    Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores,
    agora e na hora da nossa morte. Amém.

    Eis aqui a serva do Senhor,

    Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

    Ave Maria...

    E o Verbo se fez carne,

    E habitou entre nós.

    Ave Maria...

    Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
    Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

    Oremos. Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas para que, conhecendo, pelo anúncio do Anjo, a encarnação de vosso Filho Jesus Cristo, cheguemos por sua paixão e cruz à gloria da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.
    Amém.
    Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Caríssima Amanda,
      Poderias nos esclarecer melhor?
      Paxet bonum!

      Excluir
  4. José Osivan Barbosa de Lima1 de dezembro de 2014 às 23:36

    Por isso nós precisamos buscar cada vez mais, sermos coerentes com a palavra santa do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. José Osivan Barbosa de Lima1 de dezembro de 2014 às 23:40

    Por isso nós devemos procurarmos sermos fiéis ao nosso Deus, que é Trindade Santa.

    ResponderExcluir
  6. Belo texto, sempre quis saber mais sobre o advento

    ResponderExcluir
  7. A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Belíssimo e sempre oportuno texto! Sim, o Tempo do Advento é o momento para renovarmos a fé e com alegria, nos prepararmos para o Nascimento de Nosso Salvador, Jesus Cristo. Todos os dias devemos caminhar ao lado de Jesus buscando seguir o seu Santo Evangelho, mas nesse período do Advento acompanhamos a preparação para o Nascimento de Jesus Cristo.

    É um momento muito importante, o mais importante, junto com a Páscoa, para todos nós Cristãos.

    Sigamos nos preparando para o grande momento, pois.

    Obrigado, Henrique Sebastião e equipe, por manter esse site e também pelo Curso de Teologia.

    O Senhor esteja com vocês.

    Salve Maria!


    ResponderExcluir
  8. A paz de Cristo.

    Feliz Domingo Gaudete (Alegria), Terceiro Domingo do Advento.

    Essa canção medieval é linda e fala da alegria do nascimento de Cristo e da Virgem Maria:

    Medieval Carol 'Gaudete' - Choir of Clare College Cambridge & London Cello Orchestra
    https://www.youtube.com/watch?v=l1NgHonWNE0

    Letra e tradução:

    Gaudete
    Gaudete! gaudete! Christus est natus ex Maria Virgine: Gaudete!

    Tempus adest gratiae, Hoc quod optabamus;
    Carmina laeticiae Devote redamus.

    Gaudete! gaudete! Christus est natus ex Maria Virgine: Gaudete!

    Deus homo factus est, Natura mirante;
    Mundus renovatus est, A Christo regnante.

    Gaudete! gaudete! Christus est natus ex Maria Virgine: Gaudete!

    Ezechiellis porta Clausa pertransitur;
    Unde lux est orta, Salus invenitur.

    Gaudete! gaudete! Christus est natus ex Maria Virgine: Gaudete!

    Ergo nostra concito Psallat iam in lustro;
    Benedicat Domino: Salus Regi nostro.

    Gaudete! gaudete! Christus est natus ex Maria Virgine: Gaudete!

    Alegre-se
    Alegre-se! Alegre-se! Cristo nasceu da Virgem Maria: alegre-se!

    O tempo é presente para aquilo que oramos
    Deixe-nos cantar canções de alegria piedosa

    Alegre-se! Alegre-se! Cristo nasceu da Virgem Maria: alegre-se!

    Deus foi feito homem para a maravilha da natureza
    O mundo foi renovado por Cristo, o Rei

    Alegre-se! Alegre-se! Cristo nasceu da Virgem Maria: alegre-se!

    A porta fechada de Ezequiel está atravessada
    De onde a luz nasceu, a salvação é encontrada

    Alegre-se! Alegre-se! Cristo nasceu da Virgem Maria: alegre-se!

    Então, agora em nosso tempo uma canção ressoa
    Louve ao Senhor: Salve ao nosso Rei

    Alegre-se! Alegre-se! Cristo nasceu da Virgem Maria: alegre-se!

    Salve Maria e Viva Cristo Rei!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir