Feliz ano novo! E por que não se celebra a virada do ano no Natal?

FELIZ ANO NOVO! Próspero ano novo!.. O que significa isso, afinal? Estamos tão somente diante da conclusão de mais uma etapa em nossas vidas, um ciclo, totalmente subjetivo, que dará lugar ao início de um outro. Mas nós valorizamos os símbolos e, psicologicamente falando, pode-se até dizer que precisamos destes marcos, estas datas comemorativas simbólicas que organizam e dão sentido à uma vida aparentemente caótica e carente de propósito. Um propósito que o ser humano só poderá encontrar na sua interioridade. Voltaremos a isso...


    Mas, antes, uma pergunta: você já se questionou, leitor, por que o dia 31 de dezembro foi escolhido para simbolizar o fim de um ano, antes do início de um “feliz ano novo”, já que não há como se definir um dia em particular em que a Terra tenha começado a girar ao redor do Sol? Responderemos a essa questão intrigante que atormentou as mentes de milhões de pessoas ao redor do globo terrestre desde os últimos cinco séculos: se o início do ano, na era cristã, é contado a partir do Nascimento de Cristo, porque essa defasagem de uma semana entre a data atribuída ao seu Nascimento, o 25 de dezembro, e a abertura do novo ano? Parece (e de fato é) um hiato totalmente ilógico, não é mesmo? Vejamos isso de perto.


    A ideia de usar o primeiro dia de janeiro como primeiro dia do ano partiu do célebre imperador romano Júlio César – e isso apenas cerca de 50 anos antes do Nascimento de Jesus Cristo. De fato, muitos calendários existiram antes de Júlio César decidir criar este, por isso mesmo chamado Calendário Juliano. Por ser o dia em que os oficiais romanos eleitos tomavam posse de seus cargos, foi convencionado que, neste novo calendário, o dia primeiro de janeiro seria o primeiro dia do ano .


    Mesmo com a popularização do Calendário Juliano, porém, algumas culturas continuaram a usar outras datas –, em março e em setembro, por exemplo –, para marcar o início de seus anos. Na Europa Medieval, as comemorações de passagem de ano foram consideradas pagãs, e então a Igreja determinou que o ano começaria no dia 25 de dezembro, para coincidir com o dia do Nascimento de Cristo, já que a ideia era a de que a contagem dos anos da Era Cristã (Anno Domini) deveria começar a partir do Natal do Senhor.


    Mas e quanto ao hiato? Por quê essa diferença de uma semana? Esclarecendo, afinal, a grande dúvida, foi no ano 1570 que o Papa Gregório XIII autorizou a restauração do dia primeiro de janeiro como o primeiro dia oficial do ano. Deste modo, acabamos como que ficando com dois primeiros dias de cada ano: um com sentido sagrado e espiritual, outro social e/ou mundano (...não admira que, hoje em dia, a maioria goste bem mais de celebrar o tal réveillon do que o Natal do Senhor).


    Curiosamente, a própria palavra réveillon, de origem francesa, deriva do verbo réveiller, que, assim como seu sinônimo éveiller, significa "acordar, despertar". Ocorre que esse termo originalmente designava exatamente a ceia da noite de Natal; posteriormente, passou a se referir à janta festiva da véspera do Ano Novo e, por fim, à própria virada do ano[1].



*       *       *


“Pessoa humana, assim é a tua vida: o tempo vem correndo e correndo vai-se embora. Numa das mãos traz os paninhos do teu berço; na outra, a mortalha para o teu caixão. Homem orgulhoso, do que te ufanas?”

(Petöfi)


    "Feliz ano novo!" "Um próspero ano novo!"... Eis as saudações vazias que saem da boca de pobres e ricos, cultos e ignorantes, jovens e velhos. Só o ouvi-la, muitas vezes, causa repugnância ao sábio, porque, como disse Santo Agostinho, na muita sabedoria há muito enfado. Feliz ano novo! Terá um feliz ano novo aquele que não se preocupou em deixar para trás os seus vícios, junto com o "ano velho"?

    Feliz ano novo! Terá um feliz ano novo aquele que continua a carregar uma hoste de demônios junto de si, como se fosse uma bagagem da sua alma imortal?

    Feliz ano novo! Terá um feliz ano novo os que permanecem em pecado mortal, mergulhados nas trevas?

    Feliz ano novo! Terá um feliz ano novo aquele que vive só para correr, desesperadamente, atrás de bens materiais e satisfações físicas, com as costas voltadas para Deus?


    Fiel católico, para você viver e desfrutar verdadeiramente de um feliz ano novo é preciso:


    1. Expulsar constantemente o pecado mortal de sua alma, confessando-se bem e regularmente, e procurar com todas as forças não recair no erro e viver sempre na Graça santificante;


    2. Realizar todo o bem que estiver ao seu alcance;


    3. Entrar no ano que se inicia com Fé firme, entrega e plena confiança em Cristo Jesus, nosso Salvador, contando com a proteção e o precioso auxílio de nossa Mãe do Céu, a Santíssima Virgem Maria, em nossos irmãos, os Santos de Deus, e no Anjo de nossa Guarda;


    4. Entrar no Ano Novo não pensando apenas em prosperidade financeira e conquistas materiais, mas com boa disposição e santo amor também às dificuldades e sacrifícios que ele poderá trazer, porque por meio destes é que se alcança a depuração e o aperfeiçoamento no caminho da vida cristã;


    5. Entrar já no Ano Novo com sérios esforços para alcançar as virtudes e cumprir a Vontade de Deus em sua vida.


    Mas não é preciso se furtar à alegria que esta data enseja; ninguém se prive de comemorar, de estar com a família, com bons e seletos amigos, com a mente leve por algumas horas, para relaxar um pouco a tensão de todo um ano (tão difícil, especialmente para os católicos). E sejamos sábios: aproveitemos o Ano do Senhor 2024 para crescer em santidade. Mas, cuidado, não o desperdicemos! Este, como todos os outros, poderá ser o último ano de nossa vida neste mundo.

    Deus o abençoe e o guarde, e salve no último dia, fel católico, e que Nossa Senhora o acompanhe  em todos os dias deste novo ciclo!

    ** Considere iniciar o ano como assinante de nossa plataforma exclusiva e fazendo um bem: auxiliar o nosso apostolado a manter suas atividades, por um valor realmente simbólico, garantindo acesso à nossa Formação Católica Integral (clássica) e conteúdos exclusivos: acesse aqui.

_________
[1] BIZZOCCHI, Aldo. A origem do nome “Réveillon”, disp. em:
https://hridiomas.com.br/a-origem-do-nome-reveillon/
Acesso 31/12/023

_________
Fontes e ref.:
• Portal Live Science, em:
http://www.livescience.com/32913-why-does-the-new-year-start-on-january-1st.html
Acesso 31/12/023.
• Artigo "Ano Novo", do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão, em
http://www.filhosdapaixao.org.br/anual/ano_novo.htm
Acesso 31/12/023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir