Um vislumbre de luz no fim do túnel? Haverá consequências positivas da Fiducia Supplicans?

Por Steven O’Reilly, traduzido e adapatado por Henrique Sebastião

OS EFEITOS DO DOCUMENTO recente – talvez o mais polêmico em toda a história da Igreja – colocam todos os fiéis na berlinda. Com a Traditiones Custodes, os bispos locais apenas tiveram que lidar com um grupo relativamente pequeno de católicos fiéis à Missa de sempre, em latim. As declarações polêmicas ou mesmo heréticas e os erros doutrinais contidos em documentos como Amoris Laetitia geralmente não alcançam o católico mediano e pouco informado, nem interferem direta ou imediatamente em sua vida, porque não se refletem em ações visíveis e instantâneas. Mas com a Fiducia Supplicans, os bispos serão, sem dúvida, inundados com muitos “casais” irregulares – casais divorciados e recasados e duplas do mesmo sexo – exigindo bênçãos.

    Com essa enxurrada de exigências, os bispos também serão confrontados com a realidade de que um número significativo dos seus sacerdotes se recusará a conceder tais bênçãos. Isso já está acontecendo, de fato, com a reação das conferências episcopais do Cazaquistão, da Ucrânia, do Malawi, da Zâmbia e da Nigéria, além da Congregação dos Padres da Imaculada Conceição (que atuam em 19 países, desde os EUA e a Europa até a América Latina e Oriente Médio: veja a carta publicada por eles): isso é o mínimo que se espera de quem ainda mantém a Fé católica.

    
Até agora, uma boa parte dos fiéis católicos não tinha conhecimento das muitas controvérsias que giravam em torno do pontificado de Francisco, nem da sua gravidade. Nas redes sociais, sempre que publicamos algum fato que constranja esse pontificado, pipocam comentários do tipo: "Não falem mal do Papa!" e "Fiquemos com o Papa e vai dar tudo certo"... No entanto, a situação se agrava muito mais a partir de agora, e a tensão deverá escalar rapidamente, à medida em que os bons católicos se depararem com a realidade de relações pecaminosas sendo abençoadas nas suas paróquias, pelos seus padres. Esses bispos serão confrontados por padres rebeldes e por paroquianos irados. Cancelarão todos os padres que se recusarem a conceder tais bênçãos? Os paroquianos contrariados reduzirão as suas doações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir