17/9/2020 | Arcebispo desabafa: 'Praias lotadas e prostíbulos abertos. Só na igreja tem coronavírus?'


O SANTO EVANGELHO segundo São Lucas testemunha um sentido desabafo de Nosso Senhor, cuja angústia parece transparecer das páginas sagradas ecoando especialmente inquietante aos ouvidos dos cristãos de hoje: "Quando o Filho do homem voltar, encontrará ainda Fé sobre a Terra?" (Lc 18,8). 


Em nosso tempo, uma pergunta semelhante perturba nossas almas: quando a pandemia passar –, e quando se esgotar o uso político que dela se fez e se faz, e cessar enfim a grotesca histeria coletiva que ela provocou, e a quado cederem a insanidade e a covardia generalizadas que com ela vieram –, quando tudo passar, enfim, voltarão a se encher os templos vazios? 


Voltaremos a crer que a Missa nos é verdadeiramente necessária? Que a Eucaristia é tão necessária para a alma como é a água para o corpo físico, que precisamos beber desta Fonte da Água da Vida para que nossas almas não definhem e nos tornemos mortos-vivos a perambular por um mundo que não tem e nunca poderá ter sentido em si mesmo?


Aqueles que creem que tanto faz ir à igreja ou rezar em casa não terão, depois de tudo, se convencido de que realmente não será preciso mais retornar, a não ser, talvez, para assistir a algum casamento ou celebração especial como a de Natal ou da Páscoa, como quem comparece ao show de algum artista ou qualquer evento social mundano, assim como fazem os que nunca tiveram verdadeira Fé? 

A estas perguntas respondeu um bravo Arcebispo brasileiro: “Chega! Minha palavra é esta: chega! Chega de acomodação! É hora de voltarmos, sem medo e com muita confiança [às igrejas]”. E disse mais:


Temos o direito para isso [retornar às Missas e atividades presenciais nas igrejas]. Nas praias, nos fins de semana e feriados, eu não vejo distanciamento, não vejo máscara, não vejo álcool em gel. Eu enfrentei  um trânsito tremendo para chegar a Parnaíba para  os festejos daquela Diocese. Por que as praias não têm Coronavírus e as Igrejas têm? Nossa Igreja Católica foi a entidade que mais colaborou para a preservação da vida. Não tenho nenhuma dúvida. Eu exorto aos sacerdotes aqui presentes: abram as portas da Igreja!


“Como são belos sobre as montanhas os pés do Mensageiro que anuncia a felicidade, que traz as boas-novas e anuncia a libertação!”, declarou o Profeta (Is 52,7), e Dom Jacinto Brito Furtado Sobrinho, Arcebispo de Teresina (PI), cidade com o maior número de católicos do país, cumpriu bem seu papel como mensageiro do Altíssimo, ao bradar uma contundente conclamação aos católicos de seu rebanho para que voltem às celebrações presenciais nas igrejas.

Dom Jacinto recomendou ainda as celebrações ao ar livre, a multiplicação das Missas, para que, com mais opções de horários, o povo possa se dividir, e outras medidas de segurança. “Chamem o povo católico para a Igreja! Chega! Foram cinco meses de jejum eucarístico. Chega!”, emendou, dizendo ainda que precisamos tomar os cuidados necessários, mas rejeitar esse “medo excessivo que nos paralisa”. 


O Arcebispo pediu que a Igreja Católica seja tratada com isonomia, em uma homilia inesquecível:

As praias estão cheias, os restaurantes, os prostíbulos, os  shoppings, as casas de show… Será possível que só na Hóstia Consagrada, Corpo e Sangue de nosso Salvador, tenha vírus? Não acredito. Jesus continua Salvador! Vamos ter coragem de voltar! Padres, diáconos, coordenadores de comunidades, tenham a força espiritual de convidar o povo a voltar para a Igreja! Está na hora de voltarmos para as celebrações, com a devida prudência. Não se acomodem, tem muita gente se acomodando. Chega! A minha palavra é esta: chega. Chega de acomodação.  É hora de voltarmos, sem medo e com muita confiança. Deus não colocou a mão esquerda sobre os templos onde ele é adorado e a mão direita nos lugares profanos que continuam abertos.





__________________________
Lembre-se de nos acompanhar também nas redes sociais:

** Facebook

*** Instagram (@ofielcatolico)

**** Youtube.

Um comentário:

  1. A PERSEGUIÇÃO SELETIVA - CASO À IGREJA CATÓLICA - É A INJUSTIÇA QUE BRADA AOS CÉUS POR VINGANÇA! SENTI-LA-ÃO OS PROMOTRES DA NOVA (DES)ORDEM MUNDIAL E ADJUNTOS NO TEMPO OPORTUNO - SEUS DIAS ESTÃO CONTADOS - A CADA DIA, MENOS UM!
    Deparando-me com a apresentação desse post sem comentários e sugerindo conferi-lo, analisei-o pelo que expôs o destemido arcebispo D Jacinto B F Sobrinho e deduzi de suas palavras de conclamação aos católicos assumidos de fato e verdade são preciosas, merecem nosso total apreço, consideração e apreço, totais, porque, em breve, esses carniceiros e algozes da humanidade, responsáveis diretos por tudo quanto há de sofrimento por sobre a terra, principalmente aos povos mais fragilizados, estarão sob um túmulo faustuoso aos olhos humanos!
    No entanto, que isso adianta se putrefizeram-se deles o corpo, por ora pasto de vermes, sobrando-lhes apenas os ossos, os quais futuramente poderão até servirem de adubo e, primordialmente a perda da imperecível alma - essa então, nem avaliemos o quão grandemente sofrerá nos Juízos Particulares e Final post mortem - e que restará a cada um desses malignos ideólogos seguindo os caminhos tortuosos que conduzem fatalmente à irreparável perdição - perderam a vida!
    Assim sendo, os hostilizadores, promotores de guerras fratricidas entre os mesmos povos e contra outros países por ambição a seus recursos naturais ou por outros motivos fúteis, como tanto nos deparamos atualmente em que Mamon é o deus deles, além de todas essas desgraças que trazem os coirmãos comunismo, nazismo e fascismo – aliás treis irmãos gêmeos, filhos dos mesmos pais e mães - e aqueles conspiradores, sob as ordens de Satanás a quem servem!
    Dessa forma, são torturadores de diversos modos dos povos e nações a mando desses acima, dos quais pela ideológica e ocultista maçonaria que lhes pertence se servem de capachos - hordas demoníacas antropomorfizadas - para atormentarem a mais ainda a pobre humanidade, também vítima de si mesma por ser sofredora de seu dualismo bem e mal e bastante mais propensa a aderir a esse último, prejudicando-se a si mesma, se não pedirem socorro a Deus e rezarem incessantemente para se converterem!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir