Dores, dificuldades na vida de Fé, tribulações... Por quê?

DAS COISAS MAIS DIFÍCEIS de compreender em nossa jornada de Fé neste mundo, está o fato de termos que lutar constantemente. Lembro-me de ter sido crismado imaginando ingenuamente que, a partir dali, a vida seria fácil... Ledo engano. Somos batizados e frequentamos os Sacramentos, rezamos e tentamos observar os Mandamentos de Deus e os da Igreja. Mas, ainda assim, as tentações permanecem. As dificuldades e obstáculos prosseguem, as provações não cessam. Por vezes, somos confrontados com um aterrador pensamento: ao contrário do que se poderia supor, as dores e dificuldades podem se tornar até mais intensas nas vidas daqueles que são os mais santos. Como não desanimar?


    Realmente, almas se perdem por isso. Esquecemo-nos de que as provações são, no fim, maravilhosas oportunidades para nos aproximarmos de Deus fortalecermos a nossa Fé. Coisa muito comum é que o ser humano, ao viver fases de realizações e alegrias, esqueça-se de Deus e de cuidar da sua alma imortal, distraído com os fugazes prazeres deste mundo, que tão cedo cessarão.

    Quando o Céu nos envia dificuldades, provas e dores, este é um sinal de que somos filhos amados de Deus, que assim nos educa porque nos quer bem. Quando tudo tiver passado, veremos quanto valeu a pena manter a fidelidade, e como a Fé cresceu e se fortaleceu justamente nos momentos mais difíceis da nossa passagem por este mundo. As provações e lutas nos preparam para o combate espiritual, por isso o primeiro Papa nos diz: “Não vos perturbeis no fogo da provação, como se vos acontecesse algo de extraordinário. Ao contrário, alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo” (1Pd 4,12). E conclui: as dificuldades nos levam ao aperfeiçoamento: “O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna Glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vós fortificará” (1Pd 5,10).

    Fortaleça-nos também o poderoso clamor de Nosso Senhor: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo!” (Jo 16,33).


________________
* Do segundo Fascículo da Formação Teológica Integral da FLSP


Um comentário:

  1. Esse assuntos me interessam muito! Podia aprofundar mais um pouco!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir