Um manual diário para a vida interior, fundamentado na Bíblia Sagrada

COMO DIRETOR DE APOSTOLADO, volta e meia recebo pedidos sobre indicações de livros, boa parte das vezes vindo de pessoas que desejam saber de títulos voltados à espiritualidade, à santificação, ao enriquecimento da  vida interior. Pois bem, preciso dizer, então, que dificilmente poderia indicar alguma obra mais edificante do que a coleção "Maná da Alma", escrita pelo Venerável Padre Paulo Ségneri.


    Tratam-se de meditações diárias sobre temas bíblicos – baseadas em passagens didáticas das Sagradas Escrituras –, para serem feitas todos os dias do ano. São, portanto, 365 meditações no total, divididas em doze volumes, um para cada mês. Pela graça de Deus, recebi a imensa honra e também o prazer de revisar esta obra, que está sendo relançada agora em belíssima edição de luxo pela Editora Realeza (site Obras Católicas), assumindo também o seu projeto gráfico, e faço questão de deixar aqui o meu testemunho: muito provavelmente, em toda a minha vida de estudos e apostolado, nestas tantas décadas de vida, nenhum outro livro tenha "conversado" comigo de modo tão impressionante como este. Digo que foi capaz de me tirar dúvidas antigas e que me consolou de certas dores, chegando mesmo a curar em minha alma algumas feridas muito antigas. Lendo essas linhas, traçadas há séculos por um santo sacerdote, senti o Cristo a falar comigo, a me indicar a sua vontade para minha vida, a me fortalecer na Fé e a dissipar trevas.


    Cada meditação contida nestes belos volumes traz respostas claríssimas e extremamente objetivas para as questões mais fundamentais da vida cristã, motivo pelo qual se configuram em um verdadeiro tesouro, uma ferramenta que vai nos auxiliar a superar dificuldades que são comuns e transpor muitos obstáculos na desafiadora jornada que é a vida transitória neste "vale de lágrimas", rumo à Pátria Celeste. Imagino o quanto nosso inimigo comum odeie esta obra!


    São especialmente admiráveis as partes em que trata sobre os modos de lidar com as alegrias e dores desta vida, a busca pela santidade em todas as situações, a relação com as posses e com a riqueza ou com a penúria, sobre como reagir santamente nos bons e maus momentos, como obter frutos nas adversidades, como não se deixar corromper pelas pompas e bajulações do mundo... Versa também sobre as práticas piedosas, as devoções e orações, sobre como, quando e porque fazer penitência, e muito mais.

    Uma verdadeira direção espiritual diária em forma de livro, dada por um padre santo que literalmente nos ensina a viver, que nos orienta a cada dia, quase como se falasse de viva voz aos nossos ouvidos, sempre com base em uma passagem bíblica da qual busca extrair o máximo em frutos espirituais, com assombrosa propriedade e preciosas indicações práticas. Dizendo em uma frase, é um manual para a vida interior do cristão católico.


    Recomendo, pois, aos meus leitores e alunos que o adquiram, e que o abram todos os dias pela manhã, antes de iniciar o dia de trabalho, afazeres e obrigações. Digo realmente que não será possível  continuar o mesmo depois de lê-lo, como já disse que não se encontrará uma leitura mais piedosa para iniciar bem o seu dia, santificando-o, já que o que temos aqui é a leitura das Sagradas Escrituras acompanhadas das indicações de um verdadeiro santo. Por isso mesmo, é também leitura indicadíssima para a prática da Lectio Divina.

    O autor, Venerável Padre Paulo Ségneri (1624 – 1694), da Companhia de Jesus, foi um vultoso orador sacro (chamado 'Padre Antônio Vieira Italiano') e claramente um grande diretor espiritual, sendo bem conhecido dos estudiosos da literatura católica, com enfoque na espiritualidade e com precioso material publicado para uso homilético, mas eu preciso confessar que o conhecia mais de nome do que por sua obra, da qual até então não vira mais que poucas citações. Vergonha minha.

    Para encerrar, creio que seja conveniente acrescentar a esta crítica uma única ressalva: tenham cuidado com a leitura os católicos de consciência escrupulosa, porque o Padre não alivia na severidade, dizendo a cada meditação sempre o "sim, Sim, não, Não" (Mt 5,37), sem reservas e sem meios tons, algo típico do seu tempo. Uma disciplina à qual, infelizmente, estamos todos desabituamos nestes tempos de laxismo e apostasia generalizada. Assim, se por vezes a reflexão e as admoestações contidas nesta obra se parecerem mais com "puxões de orelha", talvez doídos demais, dileto leitor, apenas persevere na leitura e na sua busca por santidade. Procure ler as linhas e as entrelinhas deste verdadeiro tesouro, rumine o que foi lido e, principalmente, não deixe de rezar oferecendo a leitura a Nosso Senhor, pedindo-lhe que ilumine o seu discernimento. Valerá a pena, garanto. Para quem quiser adquirir, link abaixo.


Henrique Sebastião, Editor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir