Cristiada: a história dos bravos Cristeros

Padre Aristeo Pedrosa

Lorenzo Lazzarotto

Por Lorenzo Lazzarotto

"VIVA CRISTO REI!" foi o brado mais ouvido no México após a aprovação da infame Lei Calles, que proibia e multava os mais básicos atos da Religião Católica.

    
Apesar da divisão entre os Bispos, o povo Católico se levanta para defender sua Fé diante de uma perseguição inaudita. A resistência começou no Oeste do México, nas regiões em torno da cidade da Guadalajara. Não por acaso: essa cidade era o centro do Apostolado do Beato Anacleto González Flores; advogado e professor que foi a maior liderança da Ação Católica no México. Seus artigos em jornais eram verdadeiros instrumentos para formação da opinião pública Católica, sobretudo da juventude.


    Embora Anacleto não fosse partidário da resistência, quando esta se torna um fato consumado que, contra toda expectativa humana, começa a obter vitórias sobre as forças do Governo, ele passa a apoiá-la. Afinal, os Cristeros não eram soldados. Sem organização, contando apenas com a liderança de alguns Caudillos e com armamento escasso e ultrapassado, a Fé destes homens levava-os a arriscarem tudo. E, decididos a vencer ou cair em combate, venciam.


    Em março de 1927, ocorre a Batalha de San Julian, a primeira grande vitória Cristera sobre as forças do governo. Os Católicos defenderam esta cidade até a chegada de reforços trazidos pelo comandante Hernandéz, sobrepondo inteiramente os federalistas. Os defensores de San Julian eram Victoriano Ramirez, 'El Catorce', e o Padre José Reyes Vega.


    Victoriano Ramirez era um bandoleiro conhecido como "El Catorce" após ter fugido da cadeia antes do conflito e abatido os 14 soldados enviados pelo governo para prendê-lo. Foi o mais prestigiado e um dos mais bem sucedidos comandantes Cristeros, apesar de inúmeras demonstrações de insubordinação - e não ser um exemplo de Católico, pois, apesar de casado, seus inúmeros casos de adultério eram públicos e notórios.


    Os Cristeros tiveram dois Padres Generais, que se revelaram brilhantes em combate: apesar dessa prática não estar de acordo com a Lei Canônica, a situação Mexicana sempre foi exótica e complexa. O Padre Aristeo Pedrosa também demonstrava virtude no exercício de seu Ministério, sendo um líder militar e espiritual para os Cristeros. Já o Padre Vega era mundano, mulherengo e famoso pela crueldade. 

    Além de combatentes, os Cristeros contaram com muitos mártires em suas fileiras, como os Padres Francisco Vera, Miguel Augustin Pro e o jovem leigo Luís Segura Vilchi. Após conseguirem o apoio do General liberal moderado Enrique Gorostieta, duas transformações ocorrem: 1º, Gorostieta foi o responsável por transformar os bandos caóticos dos Cristeros em um Exército, disciplinado, organizado e treinado; 2º, se Gorostieta transformou os Cristeros, também os Cristeros o transformaram: impressionado pela Fé e virtude dos seus comandados, o General começou a enxergar o Catolicismo de um modo novo. De um mero militar contratado, se converteu em um herói Católico que personificou a causa Cristera.


    Após o levante Cristero se tornar uma verdadeira ameaça ao governo; Plutarco Elías Calles abandona sua política de hostilidade aos EUA, e passa a negociar com o governo americano. Calles concorda em permitir novamente que companhias americanas extraiam petróleo no México, em tropa de apoio financeiro e militar contra o levante. E Calles começa a ser ouvido pelos Bispos de tendência acordista. E nuvens negras começam a pairar sobre os Cristeros.



[Vídeo 1]




[Vídeo 2]
Os Cristeros não foram vendidos pelo Governo, mas pela frouxidão de...



Índice do vídeo 1

00:00 Viva Cristo Rei!

00:56 Os levantes começam no Oeste do México - Não por acaso.

02:54 A primeira grande vitória Cristera em San Julian.

03:45 Líderes Cristeros: Victoriano Ramirez, "El Catorce".

05:03 2 Padres Generais: Aristeo Pedroza e José Reyes Vega.

06:15 Mártires Cristeros: Anacleto Gonzalez Flores,

08:10 Novos Mártires: Pe. Francisco Vera, Pe. Miguel Augustin Pro e o jovem Luís Segura Vilchis.

10:06 As Cristeras: Brigadas Santa Joana d'Arc.

11:28 General Enrique Gorostieta e os Cristeros cruzam seus caminhos.

13:41 Calles muda de estratégia e se aproxima dos EUA - e dos Bispos covardes.

14:56 Obregon & Calles: o "moderado" e o radical.

16:11 O Exército Cristero cresce na medida que o E. Federal deserta.

17:35 A tragédia de "El Catorce".

19:13 Mons. Pascual Diaz começa tratativas infames com Calles.

20:21 Gen. Gorostieta LAVA a alma dos Cristeros a respeito dos Bispos acordistas.

22:13 Uma mancha perpétua para o Episcopado Mexicano.

23:47 Enrique Gorostieta: um Herói Cristero.


Índice do vídeo 2

00:00 Eles estavam vencendo!


00:38 As esperanças para o ano de 1929

01:53 Os Bispos começam a negociar...

03:02 As diretrizes de Pio XI

05:14 Os Bispos assinam um acordo. Consequências.

07:28 O Governo começa a caça aos Cristeros. Martírio do Padre Aristeo Pedroza.

09:20 A segunda Cristiada.

11:17 O impacto da vitória do governo na mentalidade Católica Mexicana.

12:15 O que aprender com o fim da Cristiada?

13:26 A necessidade da Resistência.

14:32 O Manifesto que faltou aos Cristeros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir