NÃO VEJO ASSUNTO mais importante que este, no momento presente. Vejo com muita clareza que estamos vivendo um momento chave na história da Igreja, e que chega rápido o momento em que essa cisão mal-disfarçada entre luz e trevas no seio do Rebanho de Cristo vai ficando mais e mais nítida, o abismo cada vez mais profundo e, muito em breve, a continuar assim, não será mais possível contorná-lo; a convivência entre esses opostos vai se tornando insuportável e algo realmente importante deve acontecer logo: será impossível ao verdadeiro católico continuar "vivendo de aparências".
Leigo tem que calar a boca? Qual o seu papel na guerra entre conservadores e tradicionalistas católicos?
NÃO VEJO ASSUNTO mais importante que este, no momento presente. Vejo com muita clareza que estamos vivendo um momento chave na história da Igreja, e que chega rápido o momento em que essa cisão mal-disfarçada entre luz e trevas no seio do Rebanho de Cristo vai ficando mais e mais nítida, o abismo cada vez mais profundo e, muito em breve, a continuar assim, não será mais possível contorná-lo; a convivência entre esses opostos vai se tornando insuportável e algo realmente importante deve acontecer logo: será impossível ao verdadeiro católico continuar "vivendo de aparências".
Uma das melhores lives destes últimos dias

Por Lorenzo Lazzarotto
NÃO SÃO COMUNISTAS declarados ou maçons notórios que vem promovendo uma sistemática campanha de cancelamento ao Centro Dom Bosco. São os próprios católicos!
A recente nota da Arquidiocese do Rio de Janeiro solicitando que os fiéis se abstenham de participar das atividades do CDB foi apenas mais uma, dentre várias vozes, tanto leigas quanto eclesiásticas, que estão movendo uma autêntica campanha de cancelamento contra o CDB. O estopim desta campanha foi a publicação da polêmica obra "Os Erros do Catecismo Moderno" de Michael Haynes, e muitos influenciadores, de modo especial o próprio ex-presidente do CDB, Sr. Pedro Affonseca, aproveitaram a ocasião para obter engajamento nas redes sociais através de ataques ao CDB.
Há outros aproveitando essa confusão para vender cursos sobre como se orientar na atual confusão que reina nos ambientes católicos(!). Nesta live, apresento o que penso dessa campanha de cancelamento em entrevista ao atual presidente do CDB, Sr. Álvaro Mendes.
Relatório do Vaticano revela que a maioria dos bispos não queria a repressão à Missa Tradicional

A JORNALISTA DIANE Montagna revelou, em reportagem recente (1/7/2025) que a avaliação geral do Vaticano sobre a consulta aos bispos, que se acreditava ter levado o Papa Francisco a implementar o motu proprio Traditionis Custodes em 2021, o qual suprimia a celebração da Missa de Sempre, demonstrou que a maioria dos bispos estava satisfeita com a implementação do Summorum Pontificum e a manutenção dos grupos tradicionais, e também acreditava que mudanças no motu proprio de Bento XVI faria "mais mal do que bem".
7/2025 | 50 dias de Leão XIV: uma análise
Vivemos o tempo da grande apostasia? Divisões e contendas: a profecia se cumpre
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, ao contrário do que muitos equivocadamente supõem hoje, nunca foi um pacifista (que é diferente de ser pacífico), mas avisou-nos com assombrosa clareza de que não veio trazer a paz ao mundo, mas sim a espada. Em uma passagem belíssima, profetizou exatamente o que estamos presenciando agora, especialmente dentro da própria Igreja:
Até os próprios cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; vós valeis mais que muitos pássaros [porque dissera antes que os pássaros do céu são guardados e sustentados por Deus Pai do Céu].
Todo aquele, portanto, que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos Céus. Porém aquele que me negar diante dos homens, também Eu o negarei diante de meu Pai, que está nos Céus.
Não julgueis que vim trazer a paz ao mundo; não vim trazer a paz, mas a espada.
Porque vim separar o filho de seu pai, e a filha de sua mãe, e a nora da sua sogra. E os inimigos do homem serão os de sua própria casa.
Faz lembrar a forte profecia de Nossa Senhora dada em Akita, Japão, à Irmã Agnes Sasagawa[1]:
A obra do demônio se infiltrará mesmo na Igreja, de tal forma que veremos cardeais se opondo a cardeais, bispos contra bispos. Os padres que me veneram serão desprezados e combatidos por seus confrades (...) igrejas e altares serão saqueados; a Igreja estará cheia daqueles que aceitam concessões e o demônio pressionará muitos padres e almas consagradas a abandonarem o serviço do Senhor." (Mensagem aos 13 de outubro de 1973)
As Sagradas Escrituras, que constituem o documento infalível da Igreja por excelência, atestam que nos últimos dias a Fé verdadeira seria quase extinta no mundo. Dizem que no próprio “lugar santo” se instalaria a “abominação da desolação” (Mt 24,15) predita pelo Profeta Daniel, e que haveria um engano tão profundo que, se fosse possível, até os eleitos se perderiam (Mt 24,24).
Palavra aos católicos, por Sidney Silveira — sobre o presente momento de contendas e reações desproporcionadas

JAMAIS ESCONDI DE PESSOAS próximas — nem de ninguém, diga-se — minha adesão à posição doutrinal da FSSPX em face da crise que sangra a Igreja Católica desde o Concílio Vaticano II. Isto aliás não é de hoje: já em 2009 eu publicava no Brasil "A Candeia Debaixo do Alqueire", livro em forma de "quaestio disputata" da lavra do tomista argentino Álvaro Calderón, até então um completo desconhecido entre nós.
Caso CDB vs Catecismo moderno: os contorcionistas 'passadores de pano' entram em ação!

A POLÊMICA COM O Centro Dom Bosco parece não ter fim. Já andei falando o que penso a respeito, em uma pequena série de três áudios-vídeos, os quais compartilho mais abaixo. Depois de um início bizarro e cansativo com acusações gratuitas e uma enxurrada de argumentos ad hominem, além do decepcionante festival de baixarias promovido pelo Pe. José Eduardo, entramos agora na fase dos que vêm tentar nos "explicar" o inexplicável... Algo que certamente dará início a uma depressiva e longa sessão de contorcionismos mentais, filosóficos e teológicos que virão para tentar justificar o Catecismo de 1992 e também o seu propiciador, o concílio do Vaticano II.
Nougé foi cirúrgico

TENHO AUMENTADO O MEU repeito pelo prof. Carlos Nougué ultimamente, por dois motivos: primeiro, porque tenho me aprofundado mais nos seus conteúdos e tenho notado neles honestidade e zelo que só se encontram em quem possui Fé autêntica.
Não concordo com ele em 100% do que afirma ou defende (de fato tenho problemas com algumas de suas conclusões a respeito da crise na Igreja), mas isso é coisa perfeitamente natural, que não me causa nenhum estranhamento nem me impede de indicá-lo.
Em sua plataforma (https://cursos.estudostomistas.org) ele inclusive oferece gratuitamente uma série de cursos completos muito bem elaborados, dentre os quais eu destaco um intitulado "A Atual Crise na Igreja", com 13 aulas completas. Mas o motivo deste post é a precisão cirúrgica com que, no vídeo abaixo, depois de indicar boas leituras, ele se referiu à polêmica envolvendo o Centro Dom Bosco, especialmente no que tange ao papel assumido nesse caso por Bernardo Küster. Abaixo:
O impressionante caso da conversão de Afonso Ratisbonne
![]() |
Afonso Maria Ratisbonne |
UM DOS FENÔMENOS mais específicos da vida religiosa é o da conversão interior, espiritual, que para ser autêntica e sincera só pode acontecer pela Graça de Deus. É precisamente por causa disso que a conversão religiosa não pode ser explicada pelas ciências físicas. As tentativas de explicação baseadas somente em vias psicológicas, sem considerar o fator divino, jamais produziram algo total ou definitivamente convincente ou conclusivo.
Corpus Christi – Corpo de Cristo: origem, natureza e importância
Cardeal Burke já pediu a Leão XIV pela restauração da Missa tradicional em latim
NOSSO VELHO AMIGO o Cardeal Raymond Burke declarou, durante a Conferência Sobre Fé e Cultura organizada pela Sociedade da Missa em Latim da Inglaterra e do País de Gales[1], na última sexta-feira (14/6/2025), que pediu ao papa Leão XIV pelo fim das restrições à celebração da Missa tradicional em latim impostas durante o pontificado de Francisco.
Vigário Episcopal, em carta pública, adverte fiéis da Arquidiocese contra o Centro Dom Bosco
Padre José Eduardo está furioso!
Sobre a polêmica do livro 'Os Erros do Catecismo Moderno' do Centro Dom Bosco — CDB
AQUI VOS FALA Henrique Sebastião. Eu custei a me aperceber da repercussão causada pela campanha de lançamento do livro "Os Erros do Catecismo Moderno", de Michael Haynes. Foi a pergunta de um aluno de nossa Formação Teológica que me fez proceder a uma breve pesquisa e ver que estão pipocando respostas indignadas à iniciativa do Centro Dom Bosco (CDB).
Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa
11/6/2025 | Leão XIV nomeia bispo chinês: continuidade ao famigerado acordo do Vaticano?
LEÃO XIV FEZ SUA primeira nomeação de um bispo chinês sob o infeliz acordo de 2018 entre o Vaticano e Pequim, sinalizando que está dando continuidade a uma das decisões de política externa mais controversas de Francisco.
O Vaticano expressou satisfação pelo fato de a nomeação do bispo Joseph Lin Yuntuan, feita por Leão XIV em 5 de junho deste 2025, como bispo auxiliar de Fuzhou ter sido reconhecida na quarta-feira pelas autoridades chinesas.
Leão XIV ordenou a remoção da "arte do estupro" de Rupnik de todos os sites do Vaticano
A remoção ocorreu quase um ano após o chefe do Dicastério para a Comunicação, Dr. Paolo Ruffini, defender a continuidade do uso das imagens, argumentando que apenas mantinham imagens preexistentes. As acusações contra Rupnik, expulso pelos jesuítas por desobediência, incluem estupro, sexo grupal e rituais (quase) satânicos(!), associados ao seu "processo criativo" ao longo de 30 anos(!!), especialmente em Roma. Muitas vítimas pertenciam a uma congregação que ele ajudou a fundar na Eslovênia.
Bispos da Nigéria exigem fim da violência jihadista após mais 100 mortes em novos ataques
![]() |
Arcebispo Kaigama, foto de Simon Caldwell |
BISPOS CATÓLICOS DA NIGÉGRIA renovaram as suas exigências para o fim da matança de cristãos no país, dizendo que "não há justificativa para o derramamento de sangue contínuo".
A declaração foi feita após uma série de ataques no Estado de Benue que deixaram pelo menos 100 mortos. Em 1º de junho, grupos armados liderados por pastores jihadistas[1], atacaram comunidades nos condados de Gwer West e Apa, matando pelo menos 43 pessoas. Ataques semelhantes já haviam ocorrido em várias aldeias de Gwer, resultando na morte de 42 pessoas.
No estado de Plateau, quase 40 pessoas foram mortas entre 1 e 2 de junho, e entre 24 e 25 de maio, pelo menos 50 civis — a maioria cristãos — foram massacrados por pastores Fulani em Munga Lelau e Munga Dasso, duas comunidades agrícolas no condado de Karim-Lamido, no estado de Taraba. Mais de 179 cristãos foram massacrados em ataques separados no Cinturão Médio da Nigéria durante o Tríduo Pascal, entre 18 e 20 de abril. De acordo com a fundação Genocide Watch, mais de 45.000 cristãos foram mortos entre 2009 e março de 2022...
Leão XIV nomeou novo presidente da Pontifícia Academia para a Vida: uma escolha mais que polêmica
LEÃO XIV NOMEOU o Arcebispo Renzo Pegoraro como presidente da Pontifícia Academia para a Vida, informou a assessoria de imprensa do Vaticano há pouco mais de uma semana. O prelado italiano, que anteriormente atuou como chanceler da mesma Academia, cuja missão é promover a proteção da vida humana, sucede o também italiano Arcebispo Vincenzo Paglia, que ultrapassou a idade canônica de aposentadoria na Igreja (75 anos) em cinco anos, aposentando-se aos 80.
Alemanha: quatro bispos resistem à hegemonia progressista

NESTE MOMENTO-CHAVE para o futuro da Igreja Católica na Alemanha, quatro bispos alemães tomaram uma decisão corajosa: retirar-se do Comitê Sinodal encarregado de estabelecer um novo organismo nacional que reúna bispos e leigos em pé de igualdade, desafiando a Constituição divina da Igreja. Esta iniciativa é uma forma de denunciar os excessos cismáticos do sínodo alemão.
Por que é importante falar sobre o Purgatório e o Inferno aos enfermos e moribundos
ENTRE MUITOS OUTROS, podemos certamente dizer que um dos fatores que mais contribuem para os problemas no mundo de hoje é a falta de ensinamentos consistentes e contundentes sobre a existência do Inferno e também do Purgatório, e sobre o consequente sofrimento intenso que aguarda a grande maioria de nós após a morte. Muitos crimes, ofensas, agressões e destruições deixavam de ser praticados, em outros tempos, porque as pessoas tinham mais medo dessas coisas.
Em defesa da doutrina católica sobre o Purgatório, São Roberto Belarmino explica as consequências da descrença no Purgatório:
1/6/2025 | Carta aberta do editor do jornal 'The Remnant' a Leão XIV
MICHAEL J. MATT, jornalista editor do "The Remnant Newspaper" — jornal online norte-americano especializado em notícias e análises da Igreja sob uma perspectiva tradicionalista — tornou pública uma carta que enviou recentemente ao papa Leão XIV. Pediu ainda aos seus leitores católicos que compartilhem e espalhem sua mensagem, a qual reproduzimos aqui, não necessariamente por concordar com tudo o que diz, mas por sua relevância neste momento. Segue abaixo o texto, com tradução de Henrique Sebastião.
O concílio do Vaticano II é o problema, ou será que não?

EM PRATICAMENTE TODO ambiente católico, em qualquer grupo de estudos católico, em qualquer curso de história da Igreja, na boca de qualquer professor ou comentarista da situação da Igreja de hoje, nos blogs, canais do Youtube e nos textos ou vídeos postados em redes sociais e também em ambientes acadêmicos, o concílio do Vaticano II é assunto obrigatório.
Por que os Papas não são mais coroados com a Tiara?
A COROAÇÃO DO PAPA com a Tiara, um símbolo de poder diretamente relacionado ao reconhecimento e à reverência que a Igreja presta a Cristo, a quem o Papa representa na Terra, como Rei do Universo (logo ao reinado social de Nosso Senhor no mundo), foi infelizmente abandonada por Paulo VI em 1963, como um gesto de suposta humildade. Todavia, não se esperava que a coroação de Paulo VI fosse a última cerimônia desse tipo na história da Igreja, nem que o papado fosse tão rapidamente privado de um símbolo que o definiu por mais de um milênio, a Tiara Papal.
O início do pontificado de Leão XIV parece animador. Mas já se aproximam grandes batalhas.

A PRIMEIRA SEMANA do pontificado de Leão XIV foi ao menos promissora, este é um fato que nem o mais pessimista dos analistas pode negar. Poderíamos até dizer que esse primeiro início foi como um mar de rosas: gestos e palavras de aprovação gerais, muito afeto, sorrisos e aplausos entusiasmados chegaram até ele de todos os cantos do planeta, até da parte de jornalistas de veículos nada católicos. Todavia, como era de se esperar, os primeiros obstáculos, as oposições, mesmo ainda veladas, e os imensos desafios, já aparecem no horizonte. Mas até as críticas feitas até aqui representam um sinal altamente positivo para os verdadeiros católicos, já que partem daqueles manjados veículos de comunicação de massa que são publicamente adeptos de ideologias anticristãs, os mais desonestos em noticiar tudo o que acene contra a concepção de justiça que eles têm. Estes, como a Globo, essa máquina de propaganda estatal que geralmente elogiava Francisco — assim como desavergonhadamente enaltece Lula da Silva e Alexandre de Moraes —, já tecem críticas a Leão XIV. Ótimo sinal! Como dizia o Bem-aventurado Fulton Sheen, no dia em que o mundo amar a Igreja — ou um Papa, por conseguinte —, desconfie. O mundo deve odiá-lo, como odiou a Cristo.
Só a Bíblia é confiável?
ALGUÉM QUE NÃO se identificou fez hoje uma pergunta ao nosso apostolado que entendemos por bem reproduzir aqui, na forma de post, seguida de nossa resposta, porque a questão colocada traz uma daquelas ideias equivocadas na qual, com certeza, muitas pessoas acreditam em nossos dias. Segue:
Li uma resposta que orientava quem fez a pergunta a pensar se a Bíblia era a única regra de fé e prática.
Bom...a meu ver, somente os escritos dos Apóstolos e a Torá e os escritos usados desde o tempos de Jesus são totalmente confiáveis. Tudo mais, para mim, pode ser fonte de pesquisa, mas nunca um livro sagrado, com inspiração divina.
Os homens santos de hoje devem seguir a Jesus e deixa- Lo ser engrandecido. "Que Ele cresça..."
Entendo que a lógica do seu pensamento até parece fazer sentido à primeira vista, querido(a) leitor(a), (poderia por favor deixar o seu nome na próxima vez?). Só não entendi ter colocado a Bíblia cristã e a Torá em pé de igualdade, já que segundo a primeira vivemos agora os tempos da Nova e Eterna Aliança, sendo que as coisas antigas já passaram (conf. 2 2Cor 5,17-18). Mas veja que essa mesma lógica remete a um círculo infinito que obriga a retornar ao mesmo ponto: veja, se as Sagradas Escrituras são a única fonte confiável, então somos obrigados a ser Igreja, porque a própria Escritura vai atestar que "a Igreja é a Casa do Deus vivo, e a coluna e o sustentáculo da Verdade" (conf. 1Tm 3,15). Outras traduções corretas dessa passagem trazem "é a coluna e o firmamento" ou "o sustentáculo" da Verdade. Veja que é a própria Bíblia a atestar que aquele que quer seguir a Cristo não pode se basear somente no que foi escrito, mas precisa aceitar a continuidade histórica desse mesmo Cristo no mundo, que está na Igreja!
9/5/2025 | Tudo o que podemos dizer sobre o papa Leão XIV neste momento
* * *
![]() |
O cardeal Robert Francis Prevost, recém-eleito papa Leão XIV, avança para receber os aplausos dos cardeais no interior da Capela Sistina. |
COMO DIZEM POR aí, o assunto da chegada do papa Leão XIV está "hypado": católicos e não católicos de todos os tipos não falam de outra coisa e os motores de busca estão sobrecarregados com as pesquisas sobre o nome de Robert Francis Prevost, agora Leão XIV.
Como diretor de apostolado, é claro, também tenho recebido perguntas sobre ele. Querem saber o que acho, quais as minhas considerações. Vou responder então, publicamente, obviamente a partir das minhas parcas capacidades.
8/5/2025 | Leão XIV é o primeiro Papa norte-americano e o primeiro agostiniano: o que se sabe sobre ele?

PRIMEIRO PAPA AGOSTINIANO, Leão XIV é o segundo pontífice das Américas depois de Francisco, mas, ao contrário de Bergoglio, Robert Francis Prevost, de 69 anos, é originário do norte do continente. De fato, o novo bispo de Roma nasceu aos 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois, filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola.
8/8/2025 | Fumaça branca: dai-nos, SENHOR, um restaurador da Vossa Igreja!
7/5/2025 | O Conclave que pode ser o mais importante da História começa hoje. O que esperar?

NESTA LIVE COM O PADRE Françoá Costa, nosso parceiro de apostolado Lorenzo Lazzarotto faz perguntas fundamentais e recebe respostas esclarecedoras. A definição das diferenças entre "progressistas", "conservadores" e "tradicionais" na Igreja, segundo os significados que estes termos ganharam nos últimos tempos na ordem eclesial, merece especial atenção. Do mesmo modo, a clareza na identificação da raiz do problema e a sua solução apresentada pelo Padre, que é precisa e corretíssima. Vale a pena ouvir com atenção.
** Assine nossa Formação Teológica clássica (Dogmática, História da Igreja, Bíblia, Ascética & Mística e Introd. à Patrologia e Patrística) e receba acesso aos módulos mensais + nosso Curso de Sagradas Escrituras completo (material com mais de 1.500 páginas em 12 volumes/PDF) + a coleção completa da revista O Fiel Católico digital (43 edições) + materiais exclusivos e atualizações frequentes, tudo por R$29,00.
5/5/2025 | Conheça melhor os Cardeais votantes no Conclave: somente uma intervenção divina direta pode nos salvar agora!
O PROF. LUCAS LANCASTER vive a mesma experiência que nós, por aqui. É a sina de todo diretor de apostolado: tentar abrir os olhos ao grande público católico e perceber que a alienação é geral. Afora um pequeno grupo que mantêm o zelo pela Casa de Deus e que busca se conscientizar, com honestidade, da verdade dos fatos, a maioria segue alheia e nem sequer imagina o tamanho da gravidade da crise que estamos atravessando.
A chamada 'Máfia' de St. Gallen é real? O que vem a ser isso, afinal, e qual a sua influência na Igreja?

EMBORA A MAL-AFAMADA “Máfia de St. Gallen” e os problemas relacionados a ela sejam hoje bem conhecidos pela maioria dos que buscam se manter atualizados quanto à grave crise doutrinal e moral envolvendo os últimos papados e o Vaticano, sabemos que a grande maioria dos católicos nunca ouviu falar dela. E, dos que já ouviram, boa parte não sabe exatamente do que se trata.
De fato, ao proceder a uma busca no Google, que de alguns anos para cá vem oferecendo resultados absolutamente enviesados para qualquer pesquisa sobre questões polêmicas, o termo retornará com resultados apontando, na primeira página, para sites ultraprogressistas como o jesuíta "Humanitas Unisinos" e outros semelhantes, que vão tentar convencer o leitor de que tudo não passa de teoria da conspiração ou fantasia de fanáticos. Todavia, a influência desse repulsivo grupo nas direções que a Igreja tomou nos últimos anos e em todas as convulsões provocadas pelo desastroso pontificado de Francisco é 100% real e não pode ser subestimada.
Cardeal Kasper diz que Conclave papal pode ser paralisado se 'grupo conspiratório' (conservador) bloquear votação
![]() |
O cardeal Kasper, membro da 'máfia de St. Gallen', é a favor da continuidade. |
O CARDEAL WALTER KASPER disse que o próximo conclave pode demorar mais do que os dois anteriores e reiterou seu apoio à continuação das agendas do Papa Francisco.
Em uma entrevista ao canal alemão Domradio (veja), Kasper foi questionado sobre quanto tempo ele acha que o próximo conclave vai durar. "Não se pode dizer isso de jeito nenhum", disse o cardeal de 92 anos. "Os últimos conclaves foram todos relativamente rápidos. Desta vez, muitos cardeais não se conhecem, o que pode causar um atraso". E prosseguiu:
Ou se um grupo conspiratório com mais de um terço quiser eleger alguém que a maioria não quer, mas ainda tiver esse um terço, então é preciso começar tudo de novo. Isso pode atrasar bastante as coisas.
Os conclaves que elegeram Bento XVI em 2005 e Francisco em 2013 foram notavelmente breves. Ambos duraram apenas dois dias e menos de cinco votações.
Kasper fazia parte da infame Máfia de St. Gallen, um grupo de clérigos heterodoxos de alto escalão que se opuseram à eleição do Cardeal Joseph Ratzinger em 2005 e, segundo relatos, conspiraram para eleger Jorge Mario Bergoglio. O grupo teve várias reuniões em St. Gallen, Suíça, entre 1995 e 2006.
Kasper foi cardeal votante nos conclaves de 2005 e 2013, mas agora, felizmente, ultrapassou o limite da idade de 80 anos e, portanto, não poderá participar do próximo. Em sua entrevista à Domradio, o prelado alemão declarou seu desejo de que o próximo papa dê continuidade ao legado de Francisco.
"Francisco tomou muitas iniciativas, abriu muitas portas e permitiu que muitas perguntas fossem feitas. O fato de podermos discutir essas questões sem sermos censurados criou uma atmosfera diferente e nova", disse ele.
Kasper tem razão num ponto: toda e qualquer "censura" deixou de existir com Francisco; iniciou-se com ele uma era de vale-tudo nunca antes vista na Igreja. Mas o Cardeal parece ter se esquecido de citar uma exceção importante: todos aqueles que ele chama de "conspiradores" — quer dizer, todos os sacerdotes, bispos e cardeais de Fé simplesmente católica —, estes foram autoritariamente censurados, sim senhor, e afastados, banidos e/ou punidos das piores formas no último pontificado. Quem tiver dúvidas a respeito pode conferir uma pequena lista postada aqui mesmo há cerca de um ano e meio.
** Máfia de St. Gallen não é teoria da conspiração. Saiba mais a respeito.
** Assine nossa Formação Teológica clássica (Dogmática, História da Igreja, Bíblia, Ascética & Mística e Introd. à Patrologia e Patrística) e receba acesso aos módulos mensais + nosso Curso de Sagradas Escrituras completo (material com mais de 1.500 páginas em 12 volumes/PDF) + a coleção completa da revista O Fiel Católico digital (43 edições) + materiais exclusivos e atualizações frequentes, tudo por R$29,00.
* Este artigo contém informações, trechos e citações publicados em LifeSiteNews, disp. em:
www.lifesitenews.com/news/cardinal-kasper-says-papal-conclave-may-stall-if-conspiratorial-group-blocks-vote/?utm_source=latest_news&utm_campaign=usa
Acesso 5/5/2025.
Maio/2025 | O protesto do Cardeal Stella: Roma revela suas feridas

Por Igor Pavan Tres para o 'Verbum Peregrini'
DURANTE A SÉTIMA congregação geral antes do Conclave, o Cardeal Beniamino Stella causou surpresa ao criticar abertamente a reforma da Cúria feita por Francisco, especialmente a abertura de cargos de governo a leigos. Sua fala, considerada por muitos a mais dura até agora [o Cardeal Müller não está só], expôs tensões profundas sobre a direção da Igreja. A polarização que cresce não é política no sentido comum, mas eclesiológica: entre uma visão institucional mais tradicional e outra que aposta na descentralização e nas mudanças pastorais.
Cardeal Müller tem fortes palavras sobre o Conclave e o legado de Francisco — entrevista completa
![]() |
O Cardeal Müller em seu escritório, à frente de sua estante perfeitamente organizada. Imagem: El País. |
O CARDEAL GERHARD L. MÜLLER, ex-(digno)prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, alertou, com grande propriedade, que o conclave para eleger o sucessor de Francisco não será uma batalha política, “entre conservadores e liberais”, mas sim uma guerra que será travada “entre ortodoxia e heresia”.
Oração pela eleição do Sumo Pontífice — que nos venha um Papa santo!

A PROXIMIDADE DO CONCLAVE para eleger o sucessor de Francisco no Vaticano, no dia 7 de maio, mês de grande importância para a Igreja, dedicado à Santíssima Virgem, obriga-nos a intensificar as nossas orações por esta causa tão importante. Compartilhamos aqui a oração especial pela intenção da eleição de um novo Papa, conforme consta no Missal Romano tradicional. Segue.
Abr/2025 | Às vésperas de um Conclave de importância singular, apagão sem precedentes segue inexplicável na Europa
A santidade necessária aos sacerdotes segundo o Bem-Aventurado Arcebispo Fulton Sheen

A VIDA MORAL E espiritual do sacerdote relaciona-se de duas maneiras com o Corpo Místico de Cristo: 1) a sua santidade ajuda a santificar os fiéis; 2) a santidade da comunidade cristã, por sua vez, ajuda a santificá-lo[1].
Na Última Ceia, Nosso Senhor deu aos seus sacerdotes uma razão convincente para que fossem santos, colocando-se a Si mesmo como exemplo: “Eu me consagro a Mim mesmo por eles, para que também eles sejam consagrados por meio da verdade. Não é só por eles que Eu rezo; rezo por aqueles que encontrarão a fé em Mim, mediante as palavras deles” (Jo 17,19.20).
Santificou-se Ele não só para Si mesmo, mas também por eles. Eles, por sua vez, haviam de se santificar pela Igreja, Corpo de Cristo, e por todos os crentes futuros. A espiritualidade começa por cima, não por baixo. O espelho reflete a luz do sol, mas não a cria. A santidade é uma pirâmide: como suave bálsamo derramado sobre a cabeça, que escorre pelas faces; bálsamo que escorreu pelas barbas de Aarão e chegou até a orla de sua roupa (Sl 132,2).
Cardeal denuncia: Macron tenta manipular o Conclave contra a eleição de Sarah!
Por Lorenzo Lazzarotto — História e Fé Católica
EMMANUEL MACRON, o ultra-progressista presidente da França, foi denunciado pelo Cardeal Péter Erdö, da Hungria (considerado um 'papável'), pela sua aproximação com os Cardeais franceses visando influenciá-los a impedir a eleição do Cardeal Sarah.
Essa denúncia é extremamente importante e nos ajuda a entender um pouco mais sobre o conflito de interesses nos bastidores de um conclave.
E caso você pense simplesmente que ‘o Papa é eleito pelo Espírito Santo’, - como eu até recebi um comentário essa semana dizendo que o conclave é infalível - tenho uma reflexão interessante do cardeal Joseph Ratzinger.
Índice do vídeo:
No século passado, Padre Penido já apontava o crescimento avassalador do mal no mundo — e conhecia a solução

TÃO DESALENTADORAS as condições deste mundo apodrecido, que a água morna do chamado “catolicismo burguês” [ou do catolicismo do mero respeito humano e das tantas 'pastorais sociais' como fim em si mesmas] se mostra de todo ineficaz. Só um sobrenaturalismo total poderia derrotar esse naturalismo avassalador; só um espiritualismo sem reticências conteria a animalidade desenfreada; só a Presença de Deus lograria povoar a amarga solidão da alma contemporânea.
A mitra dos bispos e papas e o simbolismo pagão
“(...) uma coisa me deixou muito em dúvida. Vi um desses vídeos onde acusam a igreja católica de adorar o Deus Mitra e até distorceram uma explicação de um padre sobre o natal para comprovar o culto ao Deus mitra.
Até ai tudo bem estava me divertindo com as heresias ai então o autor falou que presta serviço a várias instituições catolicas e que a razão social da maioria começa com mitra e o nome da instituição comprovando o culto ao tal deus sol.
Fiz uma rápida busca e realmente percebi que varias dioceses tem o mitra antes do nome e também percebi o termo mitra diocesana.
Sei que mitra é o chapel cônico que os bispos e o papa usa.
Gostaria de saber qual o verdadeiro significado do termo mitra para igreja e se tem alguma ligação com o deus pagão e porque o nome aparece na frente do nome das dioceses."
21/4/2025 | Morre Francisco. Rezemos.

SEGUNDO INFORMOU o Vatican News, veículo oficial de informação do Vaticano, nesta segunda-feira, primeiro dia do Tempo Pascal após a Páscoa da Ressurreição, conforme o anúncio do Camerlengo Farrell (Casa Santa Marta): "Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai".
O anúncio foi dado diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano pelo mesmo cardeal Farrell.
Ainda ontem, domingo, o Pontífice apareceu ainda na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.
Informações com mais detalhes ainda são escassas e o Vatican News ficou de prosseguir informando com mais detalhes e novas notícias ao longo do dia, mas não é nenhum segredo que a causa da morte, aos 88 anos, tenha se dado em decorrência da grave pneumonia bilateral que o acometia já há meses.
Rezemos por sua alma e rezemos, especialmente, pelos rumos que tomará a Santa Igreja a partir deste evento.
_______
Fonte:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-04/papa-francisco-morre-dia-21-abril-2025.html
Acesso 21/4/2025.