Imperdível: lançamento do livro 'Breve introdução à filosofia', por Igor Andrade

COM ORGULHO E ALEGRIA apresentamos a obra de nosso dileto irmão em Cristo e membro-fundador deste Apostolado, o prof. Igor Andrade, a qual se configura, com grande propriedade, naquilo que o próprio título atesta: uma breve (porém completa) iniciação filosófica para todos aqueles que desejam inserir-se nesse fascinante universo (e útil também aos estudantes mais progredidos), com rica indicação de fontes de estudo e pesquisa a partir das quais o leitor poderá se localizar e aprofundar, por seus próprios esforços, os seus conhecimentos. A seguir, a apresentação do próprio autor à sua obra.

“E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo”. Assim disse Pero Vaz de Caminha ao escrever sobre as maravilhosas terras brasileiras em 1500, e assim eu digo sobre a filosofia. Esta ciência é fértil como as terras brasileiras.

Monteiro Lobato, ao comentar a frase de Caminha, concluiu: “Mas a formiga come tudo que se planta”, e o que a formiga não come, o governo toma. Este é um aviso. A terra da filosofia é boa e fértil, mas deve o leitor cuidar de plantar coisa boa e cuidar para que as formigas e o governo não destruam o fruto de tanto trabalho. 

As formigas, neste caso, são as ideologias, doidas para corromper os trabalhos honestos e que podem dar fruto; enquanto o governo é o academicismo que nos suga o suor da testa e os neurônios, caso não tomemos cuidado. Com o governo (e a academia) pode-se dialogar, sempre com cuidado, mas com as ideologias não. Para tanto é necessário estudo, conhecimento e um pouco de astúcia, que são os “inseticidas da verdade”. Neste livro, mostro quais são os frutos desta terra fértil e como cultivá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir