“E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo”. Assim disse Pero Vaz de Caminha ao escrever sobre as maravilhosas terras brasileiras em 1500, e assim eu digo sobre a filosofia. Esta ciência é fértil como as terras brasileiras.
Monteiro Lobato, ao comentar a frase de Caminha, concluiu: “Mas a formiga come tudo que se planta”, e o que a formiga não come, o governo toma. Este é um aviso. A terra da filosofia é boa e fértil, mas deve o leitor cuidar de plantar coisa boa e cuidar para que as formigas e o governo não destruam o fruto de tanto trabalho.
As formigas, neste caso, são as ideologias, doidas para corromper os trabalhos honestos e que podem dar fruto; enquanto o governo é o academicismo que nos suga o suor da testa e os neurônios, caso não tomemos cuidado. Com o governo (e a academia) pode-se dialogar, sempre com cuidado, mas com as ideologias não. Para tanto é necessário estudo, conhecimento e um pouco de astúcia, que são os “inseticidas da verdade”. Neste livro, mostro quais são os frutos desta terra fértil e como cultivá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
** Inscreva-se para o Curso Livre de Teologia da Frat. Laical São Próspero e receba livros digitais de altíssima qualidade todos os meses, além de áudio-aulas exclusivas e canal para tirar suas dúvidas, tudo por R$29,00/mês. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!
AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.