24/8/2020 | Após Santa Sofia, outra igreja foi convertida em mesquita na Turquia


NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA (21/8) o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ordenou  a conversão em mesquita de uma outra igreja antiga e bastante emblemática em Istambul, a Igreja do Santo Salvador em Chora, que até agora vinha sendo usada como museu. A notícia chega apenas um mês após a reabertura da Basílica de Santa Sofia ao culto muçulmano.


Construída pelos bizantinos no século V, a Igreja de São Salvador em Chora é até hoje considerada um dos mais belos exemplos de uma igreja bizantina e foi convertida em mesquita após a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453. Foi transformada no Museu de Chora (ou Museu Kariye) em 1945, após a Segunda Guerra Mundial.


Por seu decreto presidencial, Erdogan ordenou "abrir ao culto muçulmano" este templo tão precioso para os cristãos, contando com uma decisão tomada já no ano passado pelo Conselho de Estado.


Além de sua história milenar que rivaliza com a de Santa Sofia, a Igreja Bizantina de Chora é sobretudo conhecida por seus magníficos mosaicos e afrescos do século XIV, incluindo uma composição monumental do Juízo Final.


Até a última sesta sexta-feira, o prédio ainda estava aberto para visitação pública, ao contrário de Santa Sofia, que foi imediatamente fechada assim que o anúncio da conversão foi anunciado. 


O decreto de Erdogan não informa quando as primeiras orações muçulmanas acontecerão em Chora ou quais arranjos seriam feitos em relação às obras de arte cristãs em seu interior. Aliás, diga-se de passagem que em Santa Sofia os afrescos e pinturas cristãs inestimáveis foram todos tampados, ao contrário do que havia sido prometido inicialmente.

__________________________
Lembre-se de nos acompanhar também nas redes sociais:

** Facebook

*** Instagram (@ofielcatolico)

**** Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir