INTROIBO AD ALTARE DEI


OS HOMENS À FRENTE da Igreja Católica nunca saberão – não enquanto respirarem neste mundo – quantos crentes em sentido estrito se perderam no momento em que decidiram por deixar de celebrar a Missa em latim.

Desde que, em 1970, Paulo VI aprovou a tradução para as diferentes línguas do mundo, dos livros litúrgicos e, nomeadamente, do Ordinário da Missa, suprimindo o uso do latim – que, para mim, continha o sentido de todos os Mistérios e Sacralidades envolvendo o Rito – tudo deixou de ter sentido.

Sentido em Mistérios? Sei, sim, a frase é aparentemente contraditória, mas não mais contraditória do que qualquer coisa que se possa dizer sobre mistérios. E a Missa é Mistério. E a liturgia é Mistério.


[Reflexão atribuída a Agustina Bessa-Luís, romancista portuguesa]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para o Curso Livre de Teologia da Frat. Laical São Próspero e receba livros digitais de altíssima qualidade todos os meses, além de áudio-aulas exclusivas e canal para tirar suas dúvidas, tudo por R$29,00/mês. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!


AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Paginação numerada



Subir